Renata Gil defende igualdade remuneratória entre ativos e inativos

Coordenadoria dos Aposentados se reuniu para debater projetos legislativos e estratégias de atuação na proteção dos direitos dos membros inativos da magistratura
A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, participou da reunião da Coordenadoria dos Aposentados - realizada em Aracaju (SE) -, e afirmou que a entidade luta pela igualdade de tratamento remuneratório entre os magistrados. “A nossa gestão sempre pensou no grupo dos aposentados. Tenho defendido sempre que nós precisamos de uma carreira única, que contemple as mesmas condições para ativos, inativos e pensionistas. Essas medidas são muito importantes”, defendeu.
Renata Gil também reforçou aos presentes o trabalho que vem sendo realizado pela AMB nas pautas da magistratura no Legislativo, com o constante trabalho parlamentar realizado pela diretoria da entidade, bem como no próprio Poder Judiciário.
A conselheira fiscal da AMB, Maria Isabel da Silva, também destacou o papel da associação para garantir os direitos dos inativos. “Nós temos o compromisso de lutar pela unificação e pelo restabelecimento da qualidade de vida dos nossos magistrados aposentados, com uma remuneração mais justa”.
Vice-presidência dos aposentados
Uma das pautas do encontro da coordenadoria foi a criação da vice-presidência dos aposentados no organograma da entidade. De acordo com o coordenador de Aposentados da AMB, Roberto Luis Felinto de Oliveira, a iniciativa surgiu da presidente da AMB, e por isso foi realizada uma reforma estatutária. “Essa ideia foi da própria Renata Gil, que percebeu a necessidade de incluir os aposentados na direção da associação. Contamos com a participação de membros inativos de todos os estados para estarmos bem representados e próximos da diretoria”, disse.
PEC 555/2006
Durante a reunião, também se discutiu a atuação da AMB frente à PEC 555/2006, que propõe a extinção da cobrança previdenciária sobre os proventos de servidores públicos aposentados. A associação é favorável à proposta. Tanto que já emitiu nota técnica e a sugestão de um projeto substitutivo, que foi lido e aprovado durante a reunião. A entidade continua trabalhando junto ao parlamento para a aprovação da PEC.
Participantes
Participaram da reunião a vice-presidente de Assuntos Legislativos, Elayne Cantuária; a vice-presidente de Políticas Remuneratórias, Vera Lucia Deboni; o vice-presidente de Prerrogativas, Ney Costa Alcantara de Oliveira; o vice-presidente de Integração, José Herval Sampaio; a vice-presidente de Política de Valorização da Magistratura, Jussara Wandscheer; a secretária-geral, Julianne Freire Marques; o assessor da presidência, Edmundo Franca Oliveira; membro da secretaria de pensionista, Haydee Aparecida Mariz de Oliveira; e o membro da diretoria de Assuntos Legislativos, Leonardo Trigueiro.
Também estiveram presentes o presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; o presidente da Ajuris, Claudio Martinewski; o representante da AMAZON, Divaldo Martins da Costa; o presidente da AMASE, Roberto Alcantara; o representante da AMASE, José Anderson Nascimento; a presidente da ASMAC, Maria Rosinete Silva; o presidente da AMPB, Max Nunes de França; o diretor-adjunto do departamento de aposentados da Apamagis, Pedro Cauby Pires de Araújo; e os membros da coordenadoria dos aposentados Elaine Harzheim Macedo; José Firmino de Oliveira; Lafite Mariano, e Sebastião Luiz Amorim.
Laura Beal Bordin (Ascom AMB)