“Um edifício moderno, funcional e belo”. Foi essa a descrição feita pelo juiz-diretor do Fórum da Comarca de União dos Palmares, José Lopes da Silva Netto, durante a solenidade de inauguração do órgão, realizada na última sexta-feira, 26 de janeiro. A entrega do prédio foi prestigiada por diversos operadores do Direito e autoridades do cenário político local, a exemplo do presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Paulo Zacarias da Silva, e do ex-governador do Estado, Manoel Gomes de Barros.

O Fórum ganhou o nome do juiz Franklin José Gama de Lima e o Salão do Júri foi denominado Promotor Tágore Carnaúba Acioly. O prédio foi construído numa área de 2.116 m_, abrigando as três varas e o Juizado Especial da comarca.

A aposição do nome de Franklin Gama no Fórum foi deliberada à unanimidade dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Durante a solenidade inaugural, o juiz se disse emocionado com a homenagem: “Quando me chegou a notícia de que o meu nome seria dado ao novo prédio de União, não soube qual a maior emoção em recebê-la, se a da lembrança, do reconhecimento, da alegria ou do sentimento de gratidão”, expressou.

Além de Gama, outros 20 magistrados foram homenageados pelo TJ-AL, por terem desempenhado funções na comarca de União dos Palmares.

Na inauguração do Foro, o presidente do TJ-AL, desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, falou, entre outros assuntos, sobre a nomeação de serventuários da Justiça para o Fórum, a entrega de sete motocicletas, para agilizar os feitos do órgão, e a disponibilização de espaço no prédio para instalação de uma outra vara. “Ninguém ignora que quanto mais cresce o Estado e sua população, crescem também as demandas do Judiciário e, com isso, a necessidade de criação de novas comarcas e varas”, justificou.

Mesa

Compuseram a mesa dos trabalhos os desembargadores Estácio Gama, José Fernandes de Hollanda Ferreira (presidente eleito), Mário Casado Ramalho (vice-presidente eleito do TJ), José Fernando Lima Souza (presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas – TRE-AL), Antonio Sapucaia da Silva (vice-presidente do TRE-AL), Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, Washington Luiz Damasceno Freitas, Sebastião Costa Filho, José Carlos Malta Marques e Adalberto Correia de Lima (aposentado); os juízes Nelson Tenório de Oliveira Neto (presidente do Fundo Especial de Modernização do Judiciário (Funjuris), Paulo Zacarias, José Netto e Franklin Gama; o advogado Marcelo Teixeira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB-AL); o prefeito de União dos Palmares, José Pedrosa, e o ex-governador do Estado, Manoel Gomes de Barros.

 

Gostou? Então compartilhe!