Carregando...

AMBBotão Menu

Live AMB LAB: Visual Law aproxima o Judiciário da população, diz juiz Marco Bruno Clementino

A utilização do Visual Law em processos judiciais vai aproximar o Poder Judiciário da população e estimular a colaboração do jurisdicionado, avaliou o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, nesta terça-feira (14), em live promovida pelo Laboratório de Inovação e Inteligência (AMB LAB).

Responsável pela 6ª Vara Federal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN), o magistrado explica que a técnica de linguagem visa a facilitar a compreensão da mensagem por meio de recursos visuais, com a utilização das novas tecnologias.

Ele desenvolveu um modelo de mandado de citação e intimação de penhora seguindo esses preceitos. O documento contém ícones, telefones para contato, QR Code e link para um vídeo explicativo sobre o documento judicial. “As pessoas ficam estimuladas a colaborar com o juízo quando são tratadas dessa maneira”, disse.

Na opinião do juiz Ângelo Vettorazzi, diretor do AMB LAB, o Visual Law representa uma mudança de foco na comunicação de magistrados e magistradas, levando em conta que o jurisdicionado é o principal destinatário das decisões e despachos. “A mudança vai aprimorar a nossa comunicação com a sociedade, criando um diálogo mais amigável e colaborativo”, acrescentou.

Confira aqui a live.

ASSOCIADO