Diretoria da AMB prestigia posse de novos conselheiros do CNMP

Novos integrantes do Conselho assumiram mandato para o biênio 2026-2028 em solenidade realizada em Brasília
A diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) prestigiou, na segunda-feira (22), em Brasília, a solenidade de posse de dois novos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A presidente da AMB, Vanessa Mateus, participou do evento em que o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Paulo Gonet, deu posse ao juiz Carl Olav Smith e ao procurador Márcio Barra Lima, novos integrantes do Conselho para o biênio 2026-2028.
O magistrado Carl Olav Smith passa a ocupar a vaga do CNMP destinada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Já o procurador Márcio Barra Lima assume a cadeira reservada ao Ministério Público Federal.
“O juiz Carl Olav Smith atuou na Enfam, no CNJ e no STJ e conhece profundamente o Poder Judiciário. Com sua experiência, dará importante contribuição ao colegiado do CNMP. A AMB deseja ao juiz Carl Olav Smith e ao procurador Márcio Barra Lima um biênio de muito sucesso”, afirmou Vanessa Mateus.
Criado pela Emenda Constitucional nº 45/2004, o CNMP é composto por membros do Ministério Público da União e dos estados, do Poder Judiciário, da advocacia e por cidadãos indicados pelo Congresso Nacional, em modelo de composição plural previsto na Constituição Federal.
Perfis
Carl Olav Smith é juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e, desde 2022, exerce o cargo de secretário-geral da Presidência do STJ. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), atuou também no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Márcio Barra Lima é procurador regional da República e atua, desde 2019, na área criminal da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, no Rio de Janeiro. Graduado e mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), iniciou a carreira no serviço público como promotor de Justiça em Minas Gerais, entre 2001 e 2002. Em seguida, atuou como procurador da República nos estados do Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro.
Também participaram da solenidade o vice-presidente de Planejamento Estratégico da AMB, Cristiano Vilhalba Flores; o vice-presidente de Segurança e Direitos Humanos da entidade, Marcelo Pizolati; e o presidente da Ajuris, Daniel Neves Pereira.
(Ascom/AMB)
Foto: Lucas Borges




