Carregando...

AMBBotão Menu

Cultura: Clube de leitura da AMB reúne magistrados de todo Brasil

O próximo encontro será no dia 26 de maio

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou o Clube de Leitura para associados, nesta quarta-feira (28), por videoconferência. O palestrante convidado foi o desembargador José Renato Nalini com o tema “O Juiz e a Literatura”. O evento foi transmitido no canal da AMB no YouTube.

 Assista ao vídeo:

A presidente da AMB, Renata Gil, participou do lançamento.

“Nada mais apropriado, neste momento de pandemia, que a gente tenha dentro da nossa casa [AMB] a oportunidade de ter contato com a cultura, literatura, e implantando um projeto que é muito bem-sucedido, já existe em outras associações, como por exemplo, a Apamagis que nos deu a ideia, que nos trouxe esse novo caminho”, agradeceu a presidente que acrescentou ainda. “Nós estamos procurando estar ao lado do magistrado e ao lado da sociedade, fazendo essa grande interação. Entre os temas da cidadania, sociedade, magistratura e  Judiciário”, afirmou.

Na ocasião, foram apresentados os aspectos básicos de funcionamento do Clube de Leitura, discutido e formatado pela Secretaria de Cultura e pelo ex-presidente da AMB Jayme de Oliveira. Os encontros do Clube do Livro serão realizados na última quarta-feira de cada mês, com a presença de um mediador e um debatedor da obra escolhida.

Além disso, foram divulgados os livros que serão debatidos pelos próximos três meses. Confira:

  • 26 de maio: Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis, com o debatedor, escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho. A mediação será feita pela magistrada Sílvia Baccarini, integrante da Diretoria Cultural.
  • 30 de junho: O crime do Padre Amaro – Eça de Queiroz, com a debatedora, escritora portuguesa Ana Luisa Vilela. A mediação será feito pelo ex-presidente da AMB Jayme de Oliveira.
  • 28 de julho: Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto.

A iniciativa tem a parceria da Academia Paulista de Letras (APL). A ideia é reunir os amantes de literatura para debater obras que costuram o passado e a contemporaneidade da história. É um convite para uma viagem no tempo com passagens pelo realismo, arcadismo, barroco, romantismo e pós-modernidade.

De acordo com o vice-presidente de Cultura e Tecnologia da AMB, Thiago Brandão de Almeida, a proposta do clube é criar um espaço de troca de conhecimento e interação entre os associados à entidade.

O desembargador José Renato Nalini da Academia Paulista de Letras foi o palestrante da noite com o tema “O Juiz e a Literatura”.

“Esta é uma iniciativa que tenho uma enorme afeição. Quando eu passei pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo eu procurei levar clubes de leitura para vários lugares. Esse espaço promove troca de experiências magníficas”, avaliou.

Participou do evento as presidentes da Apamagis, Vanessa Mateus, e Ameron, Euma Mourinho, entre outras autoridades, representantes de associações filiadas à AMB. A Diretoria Cultural é composta por Thiago Brandão de Almeida, vice-presidente cultural, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, secretário cultural, Lourenço Cristóvão Chemim, secretário-adjunto e Silvia Maria Mata Machado Baccarini, membro da diretoria.


Jonathas Nacaratte (ASCOM)

AÇÕES PARA OS ASSOCIADOS