CNJ realiza inspeção ordinária no Tribunal de Justiça do Paraná com presença da Diretoria da AMB

Atividade segue até sexta-feira (23) e visa aprimorar os serviços prestados à sociedade
Até a próxima sexta-feira (23), ocorre a inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Tribunal Pleno na segunda-feira (19) e contou com a presença de autoridades do Judiciário, incluindo representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Prevista na Portaria nº 03/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a inspeção tem como objetivo verificar a regularidade, a eficiência e a conformidade dos serviços administrativos e jurisdicionais prestados pela Corte paranaense. Os trabalhos não interferem no expediente forense nem nos prazos processuais.
Durante a cerimônia, a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, ressaltou o caráter colaborativo da ação e aproveitou a ocasião para homenagear o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, aniversariante do dia.
“Peço licença para quebrar o protocolo e celebrarmos uma data muito importante hoje, que é o aniversário do nosso grande amigo, presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior. Vamos cantar um parabéns merecidamente ao Fred”, disse, em um momento de descontração.
O presidente da AMB agradeceu a homenagem e enalteceu a atuação da magistratura paranaense.
“Fico muito honrado com essa demonstração de afeto de tantos amigos aqui do Paraná. A magistratura paranaense é sinônimo de comprometimento, seriedade e vocação pública. O trabalho incansável dos juízes e juízas do estado reflete a excelência de um Tribunal que busca constantemente aprimorar a entrega da Justiça. A AMB se orgulha de acompanhar esse processo e reafirma sua admiração pela dedicação dos magistrados paranaenses”, afirmou Frederico Mendes Júnior.
Para o secretário da AMB e presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos, a inspeção aprimora a prestação jurisdicional.
“A abertura da inspeção pelo CNJ no TJPR reforça o compromisso com a transparência, o controle administrativo e o aprimoramento da gestão pública. Trata-se de uma atividade de rotina, prevista regimentalmente, que permite avaliar práticas e procedimentos, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Judiciário à sociedade. Recentemente, o TJPR conquistou o Selo Diamante, concedido pelo próprio CNJ — um indicativo de que está no caminho certo na gestão da coisa pública”, afirmou.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, explicou que a inspeção faz parte da rotina da Corregedoria Nacional e tem caráter técnico e institucional.
“Ela serve para verificarmos, todos os anos, se os tribunais de justiça do Brasil inteiro estão seguindo os normativos do Conselho Nacional de Justiça. Vossas Excelências serão exemplarmente tratadas com respeito, pela trajetória e pela história de vida de cada um, emprestadas aqui aos paranaenses”, afirmou.
Durante a semana, a equipe da Corregedoria Nacional de Justiça realiza visitas a unidades administrativas, judiciárias e serventias extrajudiciais, com livre acesso às dependências inspecionadas. O trabalho resulta na elaboração de um relatório técnico a ser submetido ao Plenário do CNJ, que pode reconhecer boas práticas, apontar pontos de atenção e propor recomendações voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços judiciais e extrajudiciais.
A inspeção no TJPR integra o calendário oficial do CNJ e reforça o compromisso institucional com a melhoria contínua do sistema de Justiça brasileiro.