Tema desta edição é “Opção pelo litígio: sociedade demanda cada vez mais o Judiciário”

A diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) participou do lançamento da 19ª edição do Anuário da Justiça Brasil, ocorrido nesta quarta-feira (11), no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicada pela revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur), com apoio da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a edição de 2025 traz como tema “Opção pelo litígio: sociedade demanda cada vez mais o Judiciário”.

O levantamento aponta que, em apenas um ano, o Judiciário brasileiro proferiu 44 milhões de decisões e que cada magistrado analisou, em média, mais de 2.300 processos.

Durante o evento, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, alertou para a “epidemia de judicialização” no país, que conta com mais de 93 milhões de processos em tramitação. Segundo o ministro, o alto número de ações representa um desafio, mas também comprova a credibilidade da Justiça perante a população.

A cerimônia também marcou a inauguração da exposição “Memória em julgamento: histórias que marcaram a Justiça e a sociedade”, uma parceria entre o STF e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Além da diretoria da AMB, estiveram presentes ministros da Suprema Corte, autoridades dos Três Poderes, membros do Ministério Público e representantes da advocacia.

Gostou? Então compartilhe!