ÁREA DO ASSOCIADO

ex-presidentes

1956/1957

Antônio Carlos Lafayette Andrade

« Voltar

Era filho do embaixador José Bonifácio de Andrada e Silva e da embaixatriz Corina Lafayette de Andrada. Pelo lado paterno era neto do senador Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e pelo lado materno era neto do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira.

Os estudos secundários fez no Colégio Santo Inácio, no Rio, e no Colégio Militar de Barbacena. Em 1918, recebeu o título de agrimensor. Em 1923, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi curador de Acidentes do Trabalho (1925-1934).

Em 1934, ingressou na magistratura como juiz de direito no estado do Rio de Janeiro e, em 1943, foi promovido a desembargador do então Tribunal de Apelação (Tribunal de Justiça) do antigo Distrito Federal. Foi juiz do Tribunal Superior Eleitoral nomeado pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.

Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1 de novembro de 1945, por decreto do então presidente José Linhares, para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria de Eduardo Espínola, e empossado no dia 8 do mesmo mês. Presidiu a Corte no período de 29 de janeiro de 1962 a 10 de dezembro de 1963. Foi aposentado compulsoriamente em 3 de dezembro de 1969 pelo AI-6, e a sua vaga não foi preenchida por força do Ato Institucional n. 6, de 1 de fevereiro de 1969, ocorrido durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Gostou? Então compartilhe!
Resumo retirado do site - https://www.enfam.jus.br/
faça parte da amb

Já somos mais de 
14 mil associados

PREENCHER FORMULÁRIO DE CADASTRO
  • Convênios com os principais planos de saúde

  • Invista com os maiores especialistas

  • Clube de benefícios exclusivo

  • Diversas sedes de lazer

crosstext-align-left