AMB prestigia lançamento do livro em homenagem aos 10 anos de atuação do ministro Fachin no STF

Obra reúne artigos de assessores e ex-assessores que atuaram na equipe do ministro
A Diretoria da AMB participou nesta segunda-feira (16), do lançamento do livro “Ministro Luiz Edson Fachin – dez anos de Supremo Tribunal Federal”. A obra celebra uma década de atuação do ministro no STF e reúne reflexões de assessores, ex-assessores e integrantes da comunidade acadêmica sobre o papel da jurisdição constitucional no Brasil contemporâneo.
O secretário da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho, representou a entidade durante o evento.
“A trajetória do ministro Fachin é marcada pelo compromisso inabalável com a Constituição e pela garantia dos direitos fundamentais. Com atuação destacada em importantes julgamentos no Supremo Tribunal Federal e uma sólida carreira no magistério, ele se consagra como uma referência para toda a magistratura brasileira. Diante disso, importante a presença da AMB no evento”, afirmou.
Ao agradecer a homenagem, o ministro Fachin alertou para os riscos que ameaçam o Estado Democrático de Direito e reafirmou a responsabilidade do Judiciário na defesa da democracia, da legalidade e dos direitos humanos. Segundo Fachin, o verdadeiro compromisso da magistratura está na entrega silenciosa, mas efetiva, da Justiça, pautada na objetividade jurídica, na autonomia institucional e no respeito à convivência democrática.
Segundo o ministro, integrar o Supremo não é um privilégio, mas um imperativo moral que exige obediência estrita à Constituição e compromisso com os direitos fundamentais. “Nada mais, nada menos”, concluiu.
O evento contou com a presença de autoridades do Judiciário, como o ministro Dias Toffoli, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do advogado-geral da União, Jorge Messias, dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca e Rogério Schietti Cruz e de diversos juristas, além da esposa do homenageado, a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Paraná Rosana Amara Girardi Fachin.