STJ: Diretoria da AMB participa de Simpósio sobre a Interpol e a criminalidade contemporânea

Evento apoiado pela AMB contou com a presença de autoridades e especialistas de diversos países, incluindo o diretor da Interpol, o brasileiro Valdecy Urquiza
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou, nesta quinta-feira (12), o 1º Simpósio STJ – Interpol: “A Interpol e a Criminalidade Contemporânea”, no auditório do Tribunal.
Para o diretor-adjunto de Segurança da AMB, desembargador Fábio Ferrário, discutir segurança pública passa, necessariamente, pelo reconhecimento de que os juízes precisam de proteção diante do avanço do crime organizado.
“Este evento tem uma importância superlativa, na medida em que busca trazer para o Brasil a interoperabilidade entre as instituições. Hoje, a união e o diálogo são fundamentais, uma vez que o crime está organizado — e, por isso, o Estado precisa estar um passo à frente”, destacou.
Inédito, o simpósio abordou a atuação global da Interpol e estratégias de enfrentamento aos desafios atuais da criminalidade. O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, abriu o evento ressaltando a relevância da cooperação internacional.
“O fato de termos representantes de todo o Brasil aqui já demonstra a importância deste tema. Estamos abrindo caminhos para uma cooperação efetiva entre a magistratura brasileira e a Interpol”, afirmou.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também esteve presente e reforçou que a segurança pública é uma prioridade da sociedade brasileira.
“A segurança é um dos maiores desafios da atualidade, e o combate ao crime deve ser uma prioridade dos três Poderes da República”, declarou.
Segundo o ministro, o crime organizado já não respeita fronteiras e, apenas com cooperação internacional, será possível enfraquecer esses grupos criminosos.
“É fundamental a atuação do Poder Judiciário. De nada adianta nosso esforço se não houver punição e a devida asfixia financeira do crime organizado”, concluiu.
A programação do simpósio incluiu palestras de autoridades nacionais e internacionais, além de painéis temáticos conduzidos por ministros do STJ e especialistas da Interpol sediados em Lyon, na França.
Entre os participantes da mesa de abertura esteve o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, recentemente eleito para comandar a Interpol — o primeiro brasileiro a ocupar o cargo.
O evento contou com o apoio da AMB. Representando a entidade, participaram a vice-presidente Administrativa, Julianne Freire Marques; a vice-presidente de Justiça e Inovação, Mariel Cavalin dos Santos; e o subcoordenador estadual para a Região Nordeste, Gustavo Teles Veras Nunes.