A AMB parabeniza o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo por ter sido eleito para o cargo de Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). A informação oficial foi feita na terça-feira (7). A decisão ainda será formalizada em reunião entre os países membros na próxima semana.

Roberto Azevêdo vai ocupar a vaga deixada pelo francês Pascal Lamy, que deixará seu posto no fim de agosto. A posse está prevista para setembro deste ano. A disputa final ficou entre o brasileiro, que contou com o apoio dos países emergentes e em desenvolvimento, e o mexicano Hermínio Blanco, visto como candidato dos países ricos.

Um dos grandes desafios do novo chefe da OMC, órgão máximo do comércio internacional, será reativar as negociações da Rodada Doha para liberalizar o comércio mundial.

“A Associação endossa as manifestações de congratulação à diplomacia e o Executivo nacionais pela eleição do primeiro brasileiro a ocupar tão elevado cargo na esfera mundial”, sublinhou o Presidente em exercício da AMB, Rosalvo Augusto Vieira da Silva.

 

Gostou? Então compartilhe!