Carregando...

AMBBotão Menu

O que é Justiça para você?

| Ascom AMB

Renata Gil (AMB) e Luiz Fux (STF) abrem conversa sobre o conceito e o papel dela na construção da democracia

O Dia da Justiça existe há 80 anos. A data foi criada pelo Decreto-lei nº 8292 de 1945 para homenagear os colaboradores do Direito. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) celebrou essa data oficialmente em 08 de dezembro de 1950. Em comemoração ao dia de hoje (08), a presidente da AMB, Renata Gil e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux refletem sobre o conceito de Justiça e o seu papel na construção da democracia. Confira aqui a campanha institucional realizada pela AMB.

Para Renata Gil, justiça é uma palavra que tem mais valor do que sentido. Ela está conectada a ideia de felicidade, liberdade e paz social. “Os juízes são os maiores responsáveis pela entrega de Justiça à sociedade brasileira. A justiça é o pilar mais forte do Estado democrático de Direito. Todos os direitos sociais, os princípios de igualdade precisam estar sempre balizados por uma ação da Justiça. Quando esses direitos são violados, colocados em xeque, a Justiça chega para esse equilíbrio. Ela representa a força e o equilíbrio da democracia, fortalecida e vanguardista, que tem ação do Poder do Judiciário nesse equilíbrio permanente, entregando à sociedade brasileira esse sentimento de pacificação e de igualdade”, conceituou.

Para Luiz Fux, a justiça é a asseguração dos Direitos Fundamentais da pessoa humana. “No meu modo de ver, a Justiça na democracia é o homem ser tido como centro de gravidade do ordenamento jurídico, e respeitar as cláusulas pétreas que estão estabelecidas na Constituição. A Justiça é ponte por onde passam todas as misérias e aberrações. O juiz há de ter a sensibilidade para fazer uma justiça caridosa e uma caridade justa”, opinou.


Assessoria de Comunicação da AMB

Campanhas e Eventos