Diretoria da AMB realiza visita institucional ao Tribunal de Justiça do Acre acompanhada pelo Presidente do Supremo
Visitas compõem agenda do programa Diálogos da Magistratura, que leva o Ministro Barroso ao encontro de Magistrados
Nesta quarta-feira (24), a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou uma visita institucional ao Tribunal de Justiça do Acre para tratar de temas urgentes da Magistratura. Na ocasião, os magistrados foram acompanhados pelo Ministro do STF, Luís Roberto Barroso.
A Diretoria da entidade foi recepcionada pela Presidente do TJ-AC, Desembargadora Regina Ferrari, e pelo Vice-presidente, Desembargador Luís Camolez, que é Assessor da AMB para a Região Norte.
Para o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, as reuniões proporcionam um contato direto com questões específicas de cada estado.
"Em um país tão grande e diverso, esse contato direto é crucial para fortalecer a Magistratura e criar um senso de pertencimento dos juízes que estão na ponta e que convivem com problemas muito particulares em cada estado. A atuação dos magistrados acreanos é um exemplo para todo o Brasil e estamos muito honrados com a recepção", disse.
Após o encontro, os magistrados acompanharam uma cerimônia solene no Tribunal, em que foram prestadas homenagens ao Presidente do STF.
Em seu discurso de agradecimento, Barroso destacou o apoio da AMB e fez uma defesa enfática da Magistratura. “Visto a camisa e defendo mesmo a Magistratura brasileira e seus 18 mil juízes, a instituição mais capilarizada do país”.
Segundo o Presidente do STF, é preciso defender o papel do Judiciário na busca pela pacificação.
“O Judiciário vive momentos de grande incompreensão e frequentemente é vítima de ataques injustos ou ataques de pessoas que não compreendem bem o seu papel”.
Homenagens
Após entregar a Ordem do Mérito Judiciário a Barroso, a Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Regina Ferrari, ressaltou o compromisso do Ministro com a promoção da democracia.
“Sua atuação no STF e CNJ tem sido marcada por decisões corajosas e inovadoras que buscam sempre assegurar a igualdade e a justiça para todos os cidadãos brasileiros”, concluiu.
O governador do estado, Gladson Cameli, destacou a importância da visita do Presidente do STF ao Acre. “Sua presença no estado é a demonstração de um brasileiro que conhece e se interessa pela nossa gente”, afirmou.
Mais cedo, o Presidente do STF proferiu uma palestra motivacional para estudantes da Escola Estadual Armando Nogueira (CEAN), em Rio Branco. Assim como fez em outras oportunidades, Luís Roberto Barroso conversou com as crianças sobre como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo.
Diálogos da Magistratura
As visitas integram a agenda conjunta da quarta edição do programa Diálogos da Magistratura. Idealizado pela AMB, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro reúne o Presidente do STF com juízes e desembargadores estaduais para um diálogo franco e aberto sobre os desafios da Magistratura.
Amanhã (25), a Diretoria da AMB acompanhará o Presidente do STF na agenda que integra a quinta edição do programa, em Porto Velho (RO).
Além do Presidente da AMB, acompanharam a reunião a Vice-Presidente de Assuntos Legislativos da AMB, Eunice Haddad; o Secretário da AMB e Presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos; o Secretário da AMB e Presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; o Coordenador da Justiça do Trabalho da AMB e Presidente da Amatra 15, Sérgio Polastro; a Coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus; o Diretor de Assuntos Legislativos da AMB, Danniel Bomfim; o Assessor Especial da Presidência da AMB, Luciano Carrasco; e o Presidente da Apamagis e Assessor da AMB para a Região Sudeste, Thiago Massad.
O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Gilberto Matos, também esteve presente.
Henrique Bolgue (Ascom/AMB)