AMB debate PEC Paralela da reforma da Previdência com ministro Ricardo Berzoini
O diretor da AMB, Ricardo Gehling, e o presidente da Amatra IV (RS), Roberto Siegmann, participaram hoje de audiência do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, ao senador Paulo Paim (PT-RS) e representantes de entidades de servidores públicos.
Na pauta da reunião, a PEC paralela da reforma da Previdência e a forma de incluir no seu texto pontos de interesse dos servidores e da magistratura.
Há fortes resistências do governo em aceitar a derrubada da contribuição dos aposentados e o aumento das pensões. Por outro lado, ainda podem ser negociadas a extensão aos atuais aposentados da isenção de cobrança para os portadores de doenças incapacitantes, e a paridade dos proventos com os servidores em atividade.
Quanto às regras de transição, o governo concorda em uma versão muito branda onde, após completar 35 anos de contribuição, cada dois anos trabalhados implicam na diminuição de um para alcançar a idade máxima, de 60 anos.
A tramitação da PEC, contudo, não tem prazo regimental que permita sua aprovação ainda este ano, a menos que a oposição faça um acordo com o governo derrubando os prazos previstos no regimento do Senado.




