Juízes pernambucanos são acolhidos em almoço na Amepe que marca o início da trajetória no associativismo

Quarenta e dois novos juízes deram um passo decisivo logo no início de sua trajetória na magistratura: a filiação à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e à Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe).

A adesão dos magistrados recém-nomeados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) simboliza mais do que um ato formal. Representa o compromisso com uma magistratura unida, representativa e cada vez mais preparada para a defesa de suas prerrogativas.

Para a presidente da AMB, Vanessa Mateus, a entrada de cada novo magistrado amplia a força institucional da magistratura em todo o país. Segundo a juíza, o associativismo nunca foi tão necessário e precisa ser permanentemente estimulado.

“Vivemos um tempo em que a magistratura precisa estar unida, consciente de seu papel e preparada para defender suas prerrogativas. Cada novo juiz que se filia à AMB reafirma essa escolha pela coletividade, pela democracia e por um Judiciário forte. Hoje somos mais de 14 mil associados, e isso nos dá legitimidade para atuar de forma firme e permanente, sempre tendo os juízes como ponto de partida e de chegada da ação associativa. A magistratura está de pé, e continuará assim.”

A presidente reforça que uma base associativa ampla e engajada fortalece a atuação institucional da AMB na defesa da carreira, tanto no Congresso Nacional quanto nos conselhos e demais espaços decisórios do sistema de Justiça.

Novas perspectivas

Entre os novos associados está o juiz Tércio Adelino Dantas, que considera a filiação parte natural do início da carreira.

“Entendo a filiação à AMB, desde o início da carreira, como um passo natural de compromisso com a magistratura enquanto instituição. O associativismo amplia os espaços de escuta e diálogo, fortalece a atuação na defesa das prerrogativas e permite a construção coletiva de respostas aos desafios comuns.”

O magistrado também destacou o papel humano e formativo das associações.
“Para o magistrado que está começando, a associação é um espaço de acolhimento e orientação. A convivência com juízes mais experientes, de diferentes realidades do país, contribui para o amadurecimento profissional e para uma visão mais ampla do Judiciário.”

A juíza Andrea Cerqueira Russo também ressaltou o papel estratégico do associativismo na carreira.
“A AMB exerce um papel fundamental na defesa das garantias institucionais da magistratura brasileira. A filiação desde o início da carreira representa, portanto, um compromisso de união na busca pelo fortalecimento de um Poder Judiciário independente e voltado à realização da justiça.”

Almoço de boas-vindas

Os novos magistrados foram recepcionados durante o almoço de boas-vindas promovido pela Amepe e pela Caixa de Assistência dos Magistrados de Pernambuco (CAMPE), na véspera da posse oficial no TJPE.

Na ocasião, o presidente da Amepe, Leonardo Asfora, apresentou a estrutura da entidade, sua equipe de colaboradores e destacou o papel estratégico da AMB no cenário nacional.

“A adesão maciça dos novos magistrados à Amepe e à AMB demonstra a confiança no associativismo como espaço de construção coletiva. É por meio da atuação conjunta que fortalecemos a magistratura, aprimoramos o diálogo institucional e contribuímos para a melhoria contínua da prestação jurisdicional.”

“O ingresso desses novos juízes reafirma o compromisso com uma magistratura coesa, participativa e institucionalmente fortalecida, preparada para enfrentar, de maneira técnica e responsável, os desafios contemporâneos do Poder Judiciário.”

A futura presidente da Amepe, Ana Veras, também se dirigiu aos novos colegas, convidando todos para a cerimônia de posse da nova diretoria e destacando a importância da participação ativa no associativismo.

“A Amepe seguirá fortalecida e priorizando o diálogo. A participação dos novos colegas é fundamental. Em breve, vocês irão conhecer nossos coordenadores regionais e toda a diretoria. Estou feliz e honrada em assumir essa missão, especialmente como a primeira mulher a presidir a Associação.”

A filiação dos 42 novos juízes à AMB e à Amepe sinaliza que o associativismo segue vivo, atuante e relevante. Em um cenário de constantes desafios institucionais, a ampliação da base associativa representa mais voz, mais representatividade e maior capacidade de defesa da magistratura brasileira.

Ascom AMB com informações da Amepe

Foto: Divulgação

Gostou? Então compartilhe!