A segunda edição do Encontro Baiano de Magistrados 2017, aberto na última sexta-feira (19), na Praia do Forte (Bahia), contou com a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira, a desembargadora Pilar Célia de Claro, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Maria do Socorro Santiago, e da presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, que foram recebidos pelo presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Freddy Pitta, e pela vice, Elbia Araújo.

Jayme de Oliveira falou do cenário político instável, vivido no País, que prejudica o planejamento de ações da entidade, sobretudo em relação aos projetos em tramitação no Congresso Nacional.  A AMB tem mostrado, por exemplo, as insatisfações com o texto da Reforma da Previdência, e discutido com deputados e senadores proposições para aprimorá-lo.

O presidente da AMB comentou sobre a preocupação da Associação com a portaria nº 372, editada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que determina que os Tribunais Regionais Eleitorais promovam a extinção de zonas eleitorais. A AMB convocou uma reunião, nesta quarta-feira (24), com os presidentes dos tribunais eleitorais para discutir o assunto. O departamento jurídico da entidade também foi acionado, segundo ele, para estudar medidas, pois não se pode admitir essa redução.

Pitta Lima agradeceu a presença dos magistrados e familiares em mais um evento organizado pela Amab e destacou a importância dos encontros para o congraçamento da magistratura e o fortalecimento das ações da Associação. Ele destacou a presença de desembargadores e juízes de toda a Bahia e de outros estados, exaltando a participação do presidente da entidade nacional.

Palestra - A abertura do encontro contou com palestra do ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e autor do filme Tropa de Elite e do livro Elite da Tropa, Rodrigo Pimentel, que inspirou o personagem Capitão Nascimento, do longa-metragem. Ele utilizou as ações realizadas pelo Batalhão do Rio de Janeiro para falar sobre liderança e gerenciamento de crise.

A programação do encontro inclui atividades esportivas, exposição fotográfica, lançamento de livro de crônicas, shows, palestras e encontros de discussão.

  • Com informações da Assessoria de Imprensa da Amab
Gostou? Então compartilhe!