Associações filiadas à AMB tiveram uma tarde de intensas articulações no Senado Federal. Na pauta das reuniões com os senadores Gladson Cameli (PP-AC), Sérgio Petecão (PSD-AC), Wilder Morais (PP-GO), Pedro Chaves (PSC-MS) e Elmano Férrer (PTB-PI), os projetos de Lei que tramitam na Casa e que reprimem a atuação da magistratura afetando o Judiciário.

Um dos temas preocupantes é o PLS 280, que prevê a responsabilização criminal por abuso de autoridade de servidores públicos e de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público no exercício de suas funções constitucionais. Também foi defendido o Relatório apresentado pelo senador Vicentinho Alves na Pec 62/2013, como forma de se atingir a desvinculação remuneratória que objetiva, mas preservando o caráter nacional da magistratura. Foi igualmente abordado o trabalho da Comissão Especial dos chamados supersalários, na qual visivelmente o alvo é o Poder Judiciário.

Na ocasião, o membro da Comissão Legislativa da AMB e presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Trigueiro, explicou que o objetivo das reuniões é dar ciência aos senadores da agenda que tramita no Congresso Nacional e que atenta contra a atuação independente da magistratura. Nas audiências também foi destacado o ato público que será realizado pela magistratura e Ministério Público nesta quinta-feira (1º), às 14h, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Também participaram dos encontros o coordenador da Justiça Estadual da AMB e presidente Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Horácio Melo; o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Giordane Dourado; o presidente eleito da Asmac, Luiz Camolês; Wilton Müller Salomão, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); Juliane Marques, presidente da Associação dos Magistrados de Tocantins (Asmeto); o desembargador Maurício Torres, presidente eleito da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); a presidente eleita AMPB, Maria Aparecida Sarmento Gadelha, entre outros.

Gostou? Então compartilhe!