Carregando...

AMBBotão Menu

Webinar Migalhas: presidente da AMB fala sobre a judicialização da crise no STF

judicialização da crise

Convidada pelo portal Migalhas para a live desta quarta-feira (3), a presidente da AMB, Renata Gil, conversou com o advogado Saul Tourinho Leal sobre a judicialização da crise no Supremo Tribunal Federal (STF).

A transmissão teve início com um debate sobre o valor da independência do Judiciário, que ultimamente tem presenciado momentos de tensão provocados por movimentos antidemocráticos.

“O Supremo é o telhado da magistratura, o nosso órgão máximo de cúpula. Então, quando ele é colocado em xeque quando, emparedado, como temos visto, muito nos assusta. A nossa preocupação é que todo sistema de Justiça esteja preservado. Somos um Estado Democrático de Direito, sendo um dos pilares desse Estado o Judiciário. E é preciso que ele atue com todas as suas garantias e prerrogativas constitucionais, que existem não para a proteção ao magistrado, mas como proteção à sociedade”.

Na sequência, a magistrada falou sobre a atividade da entidade em relação ao assunto. “A AMB adotou uma linha de atuação em defesa do Poder Judiciário e da democracia. Temos a previsão de um grande movimento para que toda a sociedade se sinta protegida com esse Judiciário, que é o melhor do mundo”, revelou.

Sobre a judicialização da crise, ela foi taxativa ao dizer que “na verdade, existe uma judicialização da vida das pessoas, e isso não é um fenômeno da crise”.

De acordo com Renata Gil, sabe-se que a Judiciário é, atualmente, um ator muito importante na vida de todos e isso pode trazer consequências como o excesso de ações levadas aos tribunais. Portanto, explicou que é necessário que sejam criadas soluções alternativas para que o Judiciário se debruce em questões importantes à sociedade como um todo.

Ao ser questionada sobre o trabalho da carreira durante a quarentena, os números mencionados chamaram atenção. Segundo a presidente, foram registrados, até o momento, 219 milhões de atos processuais e ainda destinados R$ 352 milhões em ajuda ao enfrentamento da Covid-19.

Clique aqui e assista

Campanhas e Eventos