Carregando...

AMBBotão Menu

Webinar: “A avaliação da Justiça: a visão do cidadão”

Renomados pesquisadores do Direito realizam debate multidisciplinar sobre a temática

O ministro Luis Felipe Salomão (STJ) fará abertura do evento organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro reúne doutrinadores do Direito para discutir o Sistema de Justiça com foco no cidadão. O debate será no dia 26 de abril, das 10h às 12h, no canal da FGV no Youtube. Objetivo do webinar é proporcionar um espaço de diálogo sobre atuação do Judiciário em diversas áreas, como educação e saúde, numa perspectiva nacional e internacional.

Faça sua inscrição e confira a programação, clique aqui.

O Ministro Luis Felipe Salomão (STJ) é o coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Neste evento, serão apresentados dois painéis de debate com perspectivas multidisciplinares e incursões nos aspectos sociológicos, jurídicos e políticos.

O primeiro tema que será debatido “Como avaliar a Justiça? Ondas evolutivas, acessibilidade e qualidade” contará com a participação dos professores da Universidade de São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek e Kazuo Watanabe, com a moderação por Juliana Loss, coordenadora Executiva e pesquisadora do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário. Neste primeiro painel, a finalidade é revisitar as ondas renovatórias do acesso à justiça, a visão moderna de acessibilidade e qualidade, meios existentes e indicadores relevantes para avaliação e aperfeiçoamento da Justiça. Questões relevantes como digitalização da Justiça, a atual expectativa de segurança jurídica, publicidade e difusão de julgados, protagonismo e ativismo judicial, a ampliação dos tribunais multiportas, o acesso à ordem jurídica justa e análises quantitativas e qualitativas da justiça, entre outros tópicos que serão discutidos.

O segundo painel denominado “Qual é e qual deve ser o peso da percepção do cidadão entre os indicadores de avaliação?”será composto pelos

professores da FGV Luciana Gross e Rudi Rocha, com a moderação do debate por Carlos Augusto Costa, diretor-adjunto da FGV Conhecimento e Pesquisador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário. Neste painel, tem a finalidade  de aprofundar no questionamento sobre o que existe de indicadores e formas de avaliação da Justiça no Brasil e no mundo, bem como o protagonismo ou não do cidadão ou do usuário do Sistema de Justiça nas formas de avaliação. Espera-se também uma compreensão de como são realizadas as avaliações de outros serviços públicos como educação e saúde para propiciar um debate comparativo que enriqueça a visão interna do Sistema de Justiça e ofereça bases para a seguinte discussão: qual o peso da visão e/ou percepção do cidadão sobre o Sistema de Justiça e sobre o Poder Judiciário?

O encerramento do evento será realizado pelo Desembargador Elton Leme, Coordenador Adjunto do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da Fundação Getúlio Vargas.


 

Com informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

AÇÕES PARA OS ASSOCIADOS