Carregando...

AMBBotão Menu

Walter Barone preside mesa em seminário internacional anticorrupção

O III Seminário Internacional Estados de Direito e Corrupção, realizado em Bogotá, na Colômbia, contou com a participação da AMB para debates acerca do tema “Um desafio para o desenvolvimento”. No segundo e último dia do evento, na última sexta-feira (7), a mesa foi conduzida pelo diretor-adjunto de Relações Internacionais da AMB e presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam), Walter Barone.

“As discussões da mesa que presidi foram muito proveitosas e tiveram grande participação do público presente, em especial no que se refere ao tema Rede Global de Integridade Judicial das Nações Unidas, apresentado pela UNODC [Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime]”, destacou o magistrado.

O painel ainda abordou outros assuntos: Uma revisão de processos disciplinares e criminais para a integridade judicial; Políticas anticorrupção nos órgãos investigadores; e Políticas de combate à corrupção no Ministério Público.

O encontro foi promovido pela Flam, em parceria com a Associação de Magistrados da Colômbia e o Grupo Ibero-Americano da União Internacional de Magistrados (UIM), com o apoio da AMB. Dentre os objetivos estão: apresentar à população os diferentes mecanismos utilizados em outros países na luta contra a corrupção; promover o diálogo entre os participantes de diferentes nacionalidades em torno do tema central; e compartilhar experiências internacionais de sucesso a respeito do papel do Judiciário na luta contra a corrupção.

No dia anterior, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e a presidente da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), Flávia Viana, que integra a diretoria da AMB, conduziram os debates.

Também participaram do Seminário membros de entidades como: Associação Internacional de Advogados; Procuradoria-Geral da República (Colômbia); Procuradoria-Geral da República (Brasil); Associação Migrantes da Venezuela; Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães (Portugal); e Comissão Internacional de Juristas; Comissão Nacional de Serviços Civis, entre outras.

Leia matérias relacionadas:

AMB é homenageada durante seminário em Bogotá

Jayme de Oliveira participa do seminário sobre combate à corrupção em Bogotá

AMB e associação de magistrados da Colômbia firmam convênio

 

EVENTOS