O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, abriu, na tarde de hoje (10), a oitava edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário. O ministro apresentou um panorama do “Relatório Justiça em Números 2014”. A publicação apresenta um diagnóstico da atuação da Justiça brasileira referente ao ano de 2013.

Lewandowski também avaliou o cumprimento de metas do Judiciário, que serão apresentadas e discutidas ao longo dos dois dias de evento. O presidente da AMB, João Ricardo Costa, participa amanhã (11) do encontro. Entre os temas que serão discutidos, estão soluções para a litigância excessiva e a quantidade de processos em tramitação no Judiciário. Uma das soluções apontadas pelo ministro foram os mutirões de conciliação.

Em seu pronunciamento, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), desembargador Nelson Schaefer Martins, ressaltou a importância do evento, no sentido de apresentar ações concretas para o aprimoramento do Judiciário. “Nós, magistrados, desejamos participar desse esforço em direção ao futuro da nossa nação. Compartilhamos com o presidente do CNJ o sonho de ter um Judiciário forte, unido e prestigiado, que possa colaborar com uma sociedade mais justa, livre e solidária”, disse.

Para o vice-presidente Institucional da AMB e presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Sérgio Junkes, que participou da mesa de abertura, é uma honra Santa Catarina receber um evento de tal importância. ”Tenho certeza de que o debate será um auxílio importante rumo a um Judiciário cada vez mais célere e uma magistratura mais valorizada”, analisa.

O evento contou ainda com a participação do presidente do STJ, ministro Joaquim Falcão, de presidentes de Tribunais Estaduais, Federais, do Trabalho, Eleitorais e Militares, além de desembargadores, juízes, procuradores e advogados da União.

Com informações da assessoria de imprensa da Associação de Magistrados Catarinenses

Gostou? Então compartilhe!