Carregando...

AMBBotão Menu

SAIU NA FOLHA: “A maior participação feminina nos espaços de poder colabora para a efetividade da democracia”, afirma Renata Gil

Na data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o jornal Folha de S. Paulo publicou o artigo “Mulheres e democracia” assinado pela presidente da AMB, Renata Gil. A magistrada ressaltou que a maior participação feminina nos espaços de poder colabora para a efetividade da democracia citando, ainda, o papel do Judiciário. “A contribuição da magistratura, função essencial ao funcionamento da Justiça, tem sido fundamental para a superação das desigualdades de gênero”, disse a juíza.

Renata Gil também lembrou dados da pesquisa “Quem Somos. A Magistratura que queremos”, realizada pela AMB, que apontam que o percentual de ingresso de mulheres na carreira tem diminuído. “De 1990 a 1999, elas eram 38% do total de ingressantes, chegando a 41% no período de 2000 a 2009. Na última década (2010 a 2018), entretanto, esse percentual caiu para 34%”. Segundo a presidente da AMB, a inclusão das mulheres nos postos de comando é um exercício para os desafios do amanhã. “É preciso arregaçar as mangas de imediato, visto que o quadro almejado não só está distante do ideal como pode se afastar ainda mais, gradualmente”, salientou.

Clique aqui para ler o artigo.

Campanhas e Eventos