Carregando...

AMBBotão Menu

Renata Gil, Ayres Britto e Sérgio Renault debatem Prêmio Innovare e as práticas transformadoras da Justiça brasileira

Autoridades participaram de uma live promovida pela AMB nesta sexta-feira (23)

Nesta sexta-feira (23), a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, recebeu o presidente do Conselho Superior do Innovare e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, e o advogado e presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, para falar da 18ª edição do Prêmio Innovare, que reconhece práticas inovadoras, criativas e eficientes para o Sistema de Justiça no Brasil. Por conta da pandemia da Covid-19, o encontro ocorreu de maneira virtual e foi transmitido ao vivo pelo canal da AMB no YouTube. Assista a íntegra:

No encontro, Renata Gil ressaltou que o objetivo do Innovare é democratizar de forma constitucional e simples o sistema judiciário e destacou ainda a qualidade da Justiça no Brasil. “É uma das melhores do mundo, com maior acesso constitucional, e com magistrados maravilhosos, inovadores, criativos e que fazem de seu trabalho a diferença na vida das pessoas”.

O ministro Ayres Britto pontuou semelhanças entre as trajetórias do Instituto Innovare e da AMB. “São duas instituições sérias, envolvidas com o que fazem, pois fazem por amor. Nesta live, estamos dando uma demonstração dessa parceria frutuosa em prol do sistema de justiça. A AMB cumpre com fidedignidade toda as suas finalidades. Quando os agentes servem bem às instituições, são fiéis a elas, as instituições são fieis às suas finalidades. É o que acontece também com o Prêmio Innovare”, disse o ministro. O presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, completou: “É um projeto que nos dá muito prazer em participar. Nós estamos aqui para fazer com que as coisas funcionem melhor, com que o Brasil seja melhor”.

A premiação deste ano abordará o tema Defesa da Igualdade e da Diversidade, contudo os interessados em participar podem inscrever práticas das mais diversas áreas. “Não precisa ser nada muito grande, basta ser uma prática que esteja em funcionamento. Nós não premiamos ideias, nós não premiamos projetos, nós reconhecemos aquilo que está efetivamente funcionando”, explicou Renault.

Prática vencedora do Prêmio Innovare na categoria “Juiz” em 2020, “Transação Tributária”, de Blumenau (SC), foi relembrada por Renata Gil durante o bate-papo. “Eu tenho a grata memória de ter participado de premiações importantes que mudaram a história de comunidades. No ano passado, a gente teve uma prática muito bacana que tratou das execuções fiscais para diminuir o número de processos para aliviar o sistema de Justiça”. A presidente da AMB ressaltou ainda que práticas inovadoras se tornam objeto de trabalho do laboratório de tecnologia e inovação da entidade, o AMB LAB. “A gente tem buscado que essas ideias se transformem em produtos que convertam para uma prestação jurisdicional mais célere em benefício de quem precisa da Justiça”.

Relembre a 17º edição do Prêmio Innovare

As inscrições para o 18º Prêmio Innovare estão na reta final, se encerram na próxima sexta-feira (30). Podem participar magistrados das justiças Estadual, Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar; integrantes dos ministérios públicos Estaduais, Federal, do Trabalho e Militar; defensores públicos estaduais e da União; procuradores Federais, Estaduais e Municipais; e advogados da União e privados.

Ao final, os participantes deixaram um convite aos espectadores. “O nosso convite é para você, associado, magistrado, integrante do sistema de Justiça, que você se inscreva e coloque o seu nome inscrito na história daqueles que revolucionaram a Justiça brasileira. Não deixe de participar do maior prêmio de práticas judiciárias do país”, finalizou Renata Gil.

Para mais informações acesse o site do Prêmio Innovare

________________________________________________________________________________

Júlia Rodrigues (ASCOM)

AÇÕES PARA OS ASSOCIADOS