Magistrado recebeu título de “Cidadão Benemérito” em sua cidade natal

O Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, recebeu o título de “Cidadão Benemérito de Paranavaí”. A homenagem foi concedida na segunda-feira (8) pela Câmara de Vereadores de Paranavaí, cidade do interior do Paraná de origem do Juiz.

Ao receber o título, o Presidente da AMB agradeceu a Câmara Municipal de Paranavaí dizendo que adquiriu senso de responsabilidade em sua cidade natal e que a educação é uma condição essencial para potencializar o talento nato das pessoas.

Em entrevista concedida ao jornal paranaense “Diário do Noroeste” às véspera de receber o título, o Magistrado falou sobre a sua cidade de origem.

“Sou o que sou por ter nascido em Paranavaí, onde aprendi as mais valiosas lições e vivi momentos inesquecíveis, com minha família e amigos. Lembro-me com carinho das aulas na Escola Leonel Franca e no Colégio Nossa Senhora do Carmo – que me instigaram a paixão pelo conhecimento –, da amizade com colegas (que caminham comigo até hoje) e professores. Paranavaí me proporcionou uma base sólida para trilhar a carreira que viria a seguir. Mais do que a formação educacional fundamental, Paranavaí me deu os valores e princípios que tento transmitir aos meus filhos”, disse.

Na solenidade na Câmara de Vereadores de Paranavaí, que contou com a presença de autoridades locais, de membros do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e familiares, Frederico Mendes Júnior abordou a importância de os órgãos da Justiça se manterem atualizados.

“O Poder Judiciário vive um momento de muitos desafios. É necessário que haja uma modernização, com o maior uso dos avanços tecnológicos, como o da inteligência artificial, para que possamos ouvir melhor a população e dar respostas satisfatórias”, disse.

O Juiz falou também sobre o valor da democracia em criar as condições de convivência entre pessoas com visões de mundo diferentes. “É necessário cultivarmos uma cultura de paz e de tolerância porque é disso que a democracia é feita, do respeito às diferenças”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade de homenagem o Secretário da AMB e Presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; o Secretário-Geral da Secretaria de Juizados Especiais da AMB, Fernando Swain Ganem; o Secretário da AMB, Geraldo Dutra de Andrade Neto; o Assessor Especial da Presidência da AMB, Luciano Carrasco; o Secretário da AMB e Presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos; o Assessor da AMB e Presidente da Apamagis, Thiago Massad; o Vice-Prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi; o deputado federal Tião Medeiros (PP); e o desembargador Fábio Luís Franco.

Gostou? Então compartilhe!