Carregando...

AMBBotão Menu

Presidente da AMB acompanha apuração dos votos no TSE

Presidente da AMB, Renata Gil, e ministro Roberto Barroso | Ascom AMB

Mais de 2.600 juízes eleitorais acompanharam e fiscalizaram o processo para dar transparência e segurança ao pleito

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, acompanhou neste domingo (15), a apuração dos resultados do 1° turno das Eleições Municipais de 2020 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao longo do dia, a presidente também conversou com integrantes do TSE e com autoridades do governo que estiveram presentes sobre o monitoramento do pleito.

A presidente da AMB aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho dos juízes eleitorais envolvidos no pleito, que garantiram a transparência e a segurança das eleições.

“É um trabalho que se inicia muito antes do dia das eleições e se encerra muito depois com o julgamento de contas e apuração de várias questões que acontecem no dia dessa festa da democracia. Então, fica o nosso agradecimento e reconhecimento a todos os tribunais regionais eleitorais, aos magistrados espalhados por todas as zonas eleitorais do país e ao próprio TSE que garantem o pleno exercício da democracia brasileira”, afirmou Renata Gil.

Ao lado do presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, do vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, do ministro do STJ, corregedor da Justiça Eleitoral e diretor do Centro de Pesquisas Judiciais da AMB, Luis Felipe Salomão, e de representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), incluindo o embaixador uruguaio Agustín Espinosa, a presidente fez questão de acompanhar parte da apuração próxima ao telão do TSE, que foi uma parceria entre o Tribunal, a AMB, as entidades representativas da Magistratura e o Ministério Público.

Assista ao vídeo da mensagem de Renata Gil aos magistrados que atuaram nas #Eleições2020:

No início da manhã, a presidente Renata Gil divulgou nota pública manifestando total confiança no relevante trabalho realizado por todos os Tribunais Regionais Eleitorais e pelo Tribunal Superior Eleitoral – presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

A presidente destacou que neste ano, 2.645 juízes eleitorais de primeira instância desempenharam funções nas zonas eleitorais distribuídas por todo o país, acompanhando e fiscalizando o processo para dar transparência e garantir a segurança do pleito.

Telão do TSE

O telão de 171 m², lançado em 15 de outubro, e montado na área externa do TSE, transmitiu em tempo real a apuração dos votos das Eleições Municipais de 2020. O telão, que funcionará até o final do pleito (29 de novembro), foi pensado para dar transparência e visibilidade as ações e notícias da Justiça Eleitoral, além dos resultados da votação.

A iniciativa do TSE foi uma parceria com a AMB, com as entidades representativas da Magistratura e do Ministério Público. Durante todo o período do pleito eleitoral serão exibidos vídeos institucionais das associações parceiras da iniciativa, em um total de cinco inserções diárias para cada entidade.

Os vídeos produzidos pela AMB falam sobre os números da entidade; a Justiça Eleitoral; a luta da AMB contra a corrupção; a campanha Sinal Vermelho e a Escola Nacional da Magistratura.


Carollina Andrade

Assessoria de Comunicação da AMB

Campanhas e Eventos