Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, participou do encontro no Superior Tribunal de Justiça

Os integrantes da Comissão Julgadora e do Conselho Superior do Prêmio Innovare fizeram o primeiro encontro da 21ª edição nesta segunda-feira (10). O Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, participou da reunião que ocorreu no Superior Tribunal de Justiça.

“A cada edição o prêmio tem demonstrado a sua importância para o Judiciário brasileiro, trazendo práticas inovadoras que contribuem para a melhora da prestação jurisdicional. É uma honra participar dessa comissão que incentiva projetos tão relevantes. A AMB apoia o prêmio desde o início, e muitos associados já tiveram seus trabalhos reconhecidos”, comentou o magistrado.

Nesta edição, o Innovare terá quatro novos jurados: os ministros Alexandre de Moraes (STF) e Rogerio Schietti (STJ), a juíza Flavia Martins de Carvalho (TJ-SP) e a advogada Dora Cavalcanti, conselheira do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Na reunião, foram apresentados os detalhes sobre os projetos inscritos nesta edição. Ao todo, 732 práticas cumpriram rigorosamente o regulamento. Elas concorrem em sete categorias: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

Além dos números, a Diretoria também anunciou as próximas datas importantes da premiação. No dia 21 de junho, ocorre a cerimônia de apresentação do tema "Destaque, Meio Ambiente e Sustentabilidade", em Manaus (AM). Em 2 de agosto, a entrega dos relatórios dos consultores sobre as práticas visitadas à Comissão Julgadora, que vai se reunir novamente no dia 30 de setembro para deliberação. A cerimônia de premiação será realizada no Supremo Tribunal Federal no dia 11 de dezembro.

Até lá, a premiação segue com a fase de visitas em todos os estados. Por conta da situação de vulnerabilidade provocada pelas enchentes, o Rio Grande do Sul terá um atendimento especial. O prazo de visitas, iniciado em junho, será estendido até o fim de setembro.

Ao longo dos anos, mais de 200 iniciativas já foram premiadas. O Prêmio Innovare foi criado em 2004 e busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes na rotina do Judiciário e que possam servir de exemplo a serem implementadas em outros locais.

A mesa diretora do encontro foi composta pelo presidente do Conselho Superior Innovare, ministro Carlos Ayres Britto; a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e o diretor-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault.

Gostou? Então compartilhe!