Novos filiados: recém-empossados do TJ-MA conhecem o trabalho da AMB durante o encontro na Enfam
Os 25 novos juízes tiveram o primeiro contato com o associativismo em apresentação durante o módulo nacional de formação inicial da escola
Os juízes que participam do curso de formação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília, puderam conhecer mais sobre os impactos das ações institucionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o fortalecimento da missão jurisdicional.
Estiveram presentes 25 juízes recém-empossados, que integram o Tribunal de Justiça do Maranhão e que participam do Módulo Nacional de Formação Inicial da Enfam.
O curso ocorre no início da carreira dos juízes, por um período de três meses, antes dos novos magistrados irem para suas comarcas. A turma de magistrados do TJ-MA começou o curso na segunda-feira (16), com abertura oficial realizada pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e pelo novo diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves.
No encontro realizado nesta quarta-feira (18), a vice-presidente administrativa da entidade, Julianne Freire Marques, explicou o trabalho da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da AMB, além de citar os convênios e benefícios oferecidos aos associados.
Para a vice-presidente, grandes conquistas da magistratura, como a PEC da Permuta (162/2019), só foram possíveis graças à atuação institucional da entidade. “É um caso emblemático que mostra a importância da atuação da AMB, que apresentou a proposta ao Congresso. Com diálogo, conseguimos construir essa mudança”, afirmou.
Pertencimento à carreira
A juíza Bruna Fernanda Oliveira foi uma das participantes da reunião. O trabalho da AMB em prol da valorização da magistratura a motivou a filiar-se logo no início da carreira.
“Sinto que estou incrivelmente amparada por saber que nós, filiados, podemos contar com a AMB para representar nossa carreira da melhor forma, com o trabalho voltado para nossa permanente valorização. Além disso, é excelente saber que podemos contar com o apoio da associação, inclusive de forma individualizada, quando se fizer necessário e conveniente. É uma instituição necessária. Só vi vantagens e estou feliz com isso”, elogiou.
Para o juiz Jacqueson Ferreira Alves dos Santos, a filiação à AMB foi fundamental e significou muito neste início de carreira.
“Primeiramente, é o fato de que, quando se está associado, você se sente parte verdadeiramente daquela categoria. Sempre soube da atuação forte da AMB perante o Congresso Nacional, o CNJ e todos os órgãos do poder público. A associação tem atuado de maneira contundente na defesa das prerrogativas. Além disso, nos sentimos guarnecidos e protegidos pela AMB”, avaliou.
A coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus, relembrou que, além da atuação institucional, a AMB orienta e acolhe os magistrados. “O começo da carreira de juiz é muito solitário, e o associativismo aproxima e conecta os magistrados. Nossa força depende dessa coesão.”
Recém-empossado no TJ-MA, o juiz Lucas Alves Silva Caland concordou com a importância da união dos magistrados. Por isso, também já se filiou à AMB. “O associativismo é importante para fortalecer o caráter nacional da magistratura. Para além do aspecto institucional, ganham destaque os eventos esportivos da AMB e as centenas de convênios disponíveis aos associados”, afirmou.
Na conversa com os novos magistrados, o secretário da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins, reiterou que as conquistas dependem da união dos associados. “Nossa gestão trabalha diariamente no Conselho Nacional de Justiça e no Congresso Nacional para fortalecer a carreira.”
O secretário-geral da Enfam, Ilan Presser, também participou do encontro realizado nesta quarta-feira (18), na sede da escola.
Próximos eventos
A diretoria também convidou os novos juízes para os próximos grandes eventos organizados pela entidade: Encontro Nacional dos Juízes Estaduais, Jogos da Magistratura e Congresso Brasileiro de Magistrados.
Em novembro, a AMB e a Apamagis realizarão o VIII Enaje. São esperados mais de mil participantes para o evento, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de novembro.
No primeiro semestre de 2025, outro grande evento promete atrair pessoas de todo o Brasil: os XXI Jogos da Magistratura. A competição será realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Maceió (AL). A primeira reunião da comissão organizadora dos jogos ocorreu nesta terça-feira (17).
O CBM, maior encontro da magistratura brasileira, também já tem local definido: Foz do Iguaçu. O evento organizado pela AMB vai acontecer no segundo semestre de 2025.