Nota sobre indícios de plano para execução de membro do Poder Judiciário
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade representativa da magistratura nacional e que congrega todos os ramos e instâncias do Poder Judiciário, manifesta preocupação com a revelação, em fase de inquérito, da existência de indícios de um plano para a execução de membro do Judiciário e dos então candidatos eleitos para exercer o Poder Executivo da República.
Toda e qualquer tentativa de atentado contra a vida ou a integridade física de membros do Poder Judiciário e de candidatos eleitos de forma democrática pelos cidadãos deve ser apurada com o máximo de responsabilidade, de acordo com a Constituição e as leis.
Um Poder Judiciário independente e sem receio de represálias em razão de suas decisões é essencial para o Estado Democrático de Direito e a alternância de poder no exercício dos cargos eletivos é sempre um sintoma da vitalidade da democracia. A segurança dos agentes públicos é condição indispensável para o regular funcionamento das instituições, para a manutenção da paz social e, principalmente, para a garantia dos direitos fundamentais da população.