Carregando...

AMBBotão Menu

Nota de pesar pelo falecimento do ministro aposentado Hamilton Carvalhido

| Ascom AMB

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hamilton Carvalhido, 79 anos. O magistrado faleceu na madrugada deste domingo (17), vítima da covid-19. Hamilton Carvalhido era casado com Eunice Pereira Amorim Carvalhido, Procuradora de Justiça.

Nasceu em 10 de maio de 1941, no Rio de Janeiro onde se formou em direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, atual Universidade Gama Filho, em 1963. Pouco depois ingressou no Ministério Público do Estado da Guanabara alcançando o cargo de Procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro por dois biênios entre 1995 e 1999. Paralelamente a sua carreira, foi professor universitário, entre outras, da Universidade Gama Filho, UniCEUB e IESB.

Em abril de 1999 foi empossado como ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde permaneceu até 2011, quando aposentou-se. Hamilton Carvalhido tornou-se ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 20 de abril de 2010.

A AMB une-se à dor dos amigos e manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares.

AÇÕES PARA OS ASSOCIADOS