O presidente do STF, ministro Luiz Fux, destacou o papel da Corte na defesa da Constituição e da democracia

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, esteve nesta segunda-feira (01), no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), para a abertura do segundo semestre dos trabalhos do Poder Judiciário. Na ocasião, a magistrada enalteceu o trabalho da Suprema Corte e afirmou que os próximos meses serão de muito trabalho. “O Supremo Tribunal Federal é o condutor da magistratura brasileira. Este semestre de 2022 será de muitos desafios, mas confiamos na força das instituições brasileiras e no Poder Judiciário que reafirmo: é o melhor do mundo”, afirmou.

Na abertura da sessão, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmou que a Suprema Corte decidirá, ainda este ano, matérias importantes: controvérsias tributárias; regras do processo eleitoral; direito à educação básica e à saúde; sigilo de dados pessoais; proteção ambiental; direitos trabalhistas, e a constitucionalidade das alterações na lei de improbidade administrativa.

O ministro Fux também reafirmou o papel do STF na defesa da Constituição Federal e da democracia brasileira. “Neste momento de retorno das atividades jurisdicionais é essencial rememorarmos ainda o destacado papel do Supremo Tribunal Federal na defesa da constituição e da nossa democracia”, disse.

O presidente do STF destacou a segurança do sistema eleitoral brasileiro e a atuação da Justiça Eleitoral. “Felizmente, a nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, ostentando no seu organismo uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta àqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do pleito eleitoral”.

O ministro ainda afirmou que a Suprema Corte atuará para que o pleito eleitoral de 2022 seja um momento de estabilidade institucional. “Em nome do Supremo Tribunal Federal, nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos, eleitores e demais partícipes, permaneçamos leais à nossa Constituição Federal, sempre compromissados para que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância”, concluiu Luiz Fux.

O secretário-geral adjunto da AMB, Fernando Chemin Cury, também esteve presente na abertura do segundo semestre do Poder Judiciário.


Laura Beal Bordin (Ascom AMB)

Fotos: STF 

Gostou? Então compartilhe!