Ministro aposentado Ilmar Nascimento Galvão é homenageado no STF
Diretoria da AMB participou da cerimônia que entregou ao jurista as mais altas honrarias do Acre, estado onde iniciou sua carreira
O Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ilmar Nascimento Galvão foi homenageado, nesta quinta-feira (22), por sua destacada atuação no Poder Judiciário. A cerimônia, realizada no Salão Branco do STF, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
"Viemos prestigiar este evento em homenagem ao Ministro Ilmar Galvão, que foi um grande magistrado, tanto no passado quanto no presente. Nascido na Bahia, ele iniciou sua carreira no Acre e, posteriormente, atuou no Supremo Tribunal Federal. A AMB não poderia deixar de participar dessa homenagem a um grande magistrado brasileiro", afirmou o Vice-Presidente de Gestão e Planejamento Estratégico da AMB, Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho.
Durante a cerimônia, o magistrado recebeu honrarias dos três Poderes do Estado do Acre, onde iniciou sua carreira na Magistratura.
Ilmar Galvão, nascido em Jaguaquara (BA) em 1933, ingressou na Magistratura em 1967 como Juiz Federal da Seção Judiciária do Acre. Em 1991, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, cargo que ocupou até 2003.
Na abertura do evento, o Presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a trajetória do ministro aposentado: “Por uma coincidência histórica, a cadeira que foi ocupada pelo Ministro Ilmar Galvão, e depois pelo Ministro Carlos Ayres Britto, é a mesma que ocupo atualmente no STF. Empenho todos os meus esforços para honrar essa tradição”.
Ao entregar a Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Acre ao ministro aposentado, a Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Regina Ferrari, destacou que a atuação de Ilmar Galvão “deixou marcas profundas e decisivas no Poder Judiciário”.
Também estiveram presentes à cerimônia a Vice-Presidente de Valorização do Magistrado e de Políticas Remuneratórias da AMB e presidente da Asmego, Patrícia Carrijo; e o Secretário-Geral da AMB, Adriano Seduvim.
Diálogos da Magistratura
Em julho, a quarta edição do Programa Diálogos da Magistratura reuniu o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso, com magistrados e desembargadores do Acre.
O programa, uma iniciativa inédita no Poder Judiciário, foi idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e é realizado em parceria com o STF e o CNJ.