Magistrada será a próxima presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e convidou pessoalmente a AMB para participar da cerimônia de posse

“A minha expectativa, como próxima presidente do STJ, é representar bem a mulher magistrada e ter o apoio de todos”, enfatizou a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Tereza de Assis Moura, durante visita à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para convidar pessoalmente a presidente Renata Gil para participar da cerimônia de posse.

A ministra Maria Tereza substituirá o ministro Humberto Martins na presidência da Corte no próximo dia 25 de agosto, às 17h, em cerimônia no STJ. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo e foi eleita por aclamação. O ministro Og Fernandes será o vice-presidente. Os dois também assumirão o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo, onde iniciou sua trajetória profissional e acadêmica. Mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP) – instituição na qual também leciona –, tem especialização em direito penal econômico pela Faculdade de Coimbra, em Portugal.

Ministra do STJ desde 2006 e atual corregedora nacional de Justiça, a magistrada obteve o reconhecimento internacional pela participação ativa na comunidade jurídica, atuação que a levou a integrar o Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Paula Andrade (Ascom AMB)

Gostou? Então compartilhe!