Diretoria da AMB participou da cerimônia no plenário do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta quinta-feira (26), a solenidade de posse da ministra Isabel Gallotti como corregedora-geral da Justiça Eleitoral. A magistrada ocupará o cargo até novembro de 2025, sucedendo o ministro Raul Araújo.

A Diretoria da AMB esteve presente na cerimônia, realizada no plenário do TSE. A vice-presidente administrativa da AMB, Julianne Freire Marques, destacou o papel fundamental da nova corregedora durante as próximas eleições municipais.

“A AMB expressa plena confiança na Justiça Eleitoral, composta majoritariamente por juízes estaduais. Os magistrados podem contar com nosso apoio durante as eleições municipais, momento em que a Justiça reafirma seu papel como pilar do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Após a assinatura do termo de posse, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, elogiou a trajetória da ministra Gallotti. “Para o Brasil, é uma sorte tê-la neste cargo. Uma ministra competente, dedicada ao trabalho e às missões superiores que a Justiça tem com a cidadania brasileira, em termos de ética, responsabilidade, compromisso e trabalho”, declarou.

A presidente do TSE também ressaltou a satisfação em ver, novamente, uma mulher à frente da Corregedoria: “Como mencionei na sessão de terça-feira, tive a honra de presidir uma sessão com paridade de gênero: um homem e uma mulher. E, em 50% de chance, a mulher foi a escolhida. Espero que isso não seja raro nas eleições no Brasil”, concluiu.

A solenidade de posse foi breve, sem discurso da empossada. Na terça-feira (24), em seu pronunciamento após ser eleita, a nova corregedora-geral agradeceu aos colegas pela escolha. “Este é um cargo relevante e honroso, especialmente pela missão delicada de conduzir a Corregedoria em período eleitoral”, afirmou a ministra Isabel Gallotti.

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral é responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país, bem como pela orientação de procedimentos e rotinas observados pelas corregedorias eleitorais de cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais.

Perfil

Isabel Gallotti é formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Iniciou sua carreira como advogada, atuando nos tribunais superiores, além das Justiças Federal, do Trabalho e do Distrito Federal. Sua trajetória inclui passagens pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Natural do Rio de Janeiro, Isabel é ministra do Superior Tribunal de Justiça desde 2010. Atualmente, compõe a Segunda Seção, a Quarta Turma e a Corte Especial, além de integrar a Comissão de Jurisprudência.

Em 20 de setembro de 2022, passou a atuar como ministra substituta no TSE, e em 21 de novembro de 2023 tomou posse como ministra titular do Tribunal.

Gostou? Então compartilhe!