Mauro Campbell assume a Corregedoria Nacional de Justiça
"Estaremos unidos para valorizar a Magistratura nacional, mostrando a todos os brasileiros a elevada qualificação moral e técnica de seus membros", afirmou o novo integrante do CNJ
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, tomou posse como corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024-2026 nesta terça-feira (3), em solenidade realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) esteve presente na cerimônia, que contou com a participação dos chefes dos três Poderes da União, além dos presidentes do STJ, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), presidentes de tribunais, desembargadores e juízes. Também compareceram os procuradores-gerais da República (PGR) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O novo corregedor sucede o ministro Luis Felipe Salomão, que assumiu a vice-presidência do STJ no final de agosto. Em seu discurso de posse, Mauro Campbell destacou a defesa da Magistratura, a proteção ao meio ambiente, e a importância de uma justiça célere e de qualidade.
O ministro ressaltou, em especial, a necessidade de valorização dos magistrados e sua função de garantir direitos e pacificar conflitos.
"Reconheço que temos pautas remuneratórias urgentes que precisam ser resolvidas para evitar a perda de talentos e valores na Magistratura nacional", afirmou.
À frente da Corregedoria, o ministro enfatizou que trabalhará em parceria com o presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em prol dos juízes. "Aqui estaremos unidos para valorizar a Magistratura nacional, mostrando a todos os brasileiros a elevada qualificação moral e técnica de seus membros."
O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou o compromisso do novo corregedor com a justiça e a significativa contribuição que tem prestado ao Judiciário e à sociedade.
"O ministro Mauro Campbell é um jurista admirado, com uma carreira dedicada ao aperfeiçoamento das instituições do Poder Judiciário. Desejamos uma gestão bem-sucedida e colocamos a AMB à disposição para um diálogo permanente, voltado ao aprimoramento, à valorização e à defesa da Magistratura", declarou.
O ministro Luís Roberto Barroso também comentou sobre a representatividade da carreira:
"Agora, Mauro Campbell será o corregedor nacional de Justiça em um país com 18 mil juízes. A Magistratura é a instituição de maior capilaridade no Brasil, estando presente em praticamente todos os municípios."
Perfil
O corregedor foi nomeado para o cargo após indicação pelo Pleno do STJ.
Em sua trajetória jurídica, Mauro Campbell exerceu diversos cargos no Poder Judiciário, incluindo o de corregedor-geral da Justiça Federal e membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como corregedor-geral eleitoral entre 2021-2022.
Também teve participação em importantes reformas legislativas. Em 2015, presidiu a comissão de juristas do Senado responsável pela elaboração do anteprojeto de lei de desburocratização da administração pública.
Posteriormente, coordenou a comissão da Câmara dos Deputados que discutiu e atualizou a Lei de Improbidade Administrativa. Foi, ainda, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). É integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.
Durante a solenidade de posse, a Diretoria da AMB esteve acompanhada pelos presidentes das associações regionais da Magistratura.