Líderes associativos regionais discutem valorização da magistratura em reunião com presidente do STF
Reunião inédita ocorreu durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande (MS)
Nesta terça-feira (3), a Diretoria da AMB e presidentes de associações regionais de todo o Brasil se reuniram com o presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, para tratar de temas de interesse da magistratura, principalmente o projeto de ajuste fiscal, que impacta a Magistratura em alguns pontos.
Durante a reunião, os ministros reiteraram seu apoio à valorização da carreira e destacaram o papel fundamental da magistratura na defesa da democracia brasileira.
"As entidades que representam os diversos ramos da magistratura estão atentas e firmes na defesa da valorização da carreira. Precisamos aprofundar o diálogo com a sociedade brasileira, que necessita de uma magistratura altiva e independente. Reconhecemos a importância do ajuste fiscal proposto pelo governo, mas as soluções que envolvem a Magistratura são inadequadas e inaceitaveis", afirmou o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.
O encontro integrou a agenda das autoridades durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Campo Grande (MS). Foi a primeira vez que a reunião com as associações foi realizada durante o Encontro Nacional.
Além da Diretoria da AMB e das associações regionais, participaram da reunião representantes de entidades que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), como o presidente da Ajufe, Caio Marinho, e a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti.
Henrique Bolgue (Ascom/AMB)