Juízes lusófonos participam de webinário sobre independência do Judiciário

Debate reunirá a UIJLP, AMB e o escritor moçambicano Mia Couto na abertura do ciclo de debates de 2024
A União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) inicia na próxima quinta-feira (29) o ciclo de palestras edição 2024 reunindo a UIJLP, AMB e o escritor moçambicano Mia Couto, no webinário “Independência do Judiciário no Espaço Lusófono em Transformação”.
O Secretário de Relações Internacionais da AMB e Secretário-Executivo da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa, Juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, lembra que a entidade representativa da Magistratura brasileira apoia o evento e incentiva o diálogo entre os juízes de países que falam o idioma português para a reflexão e superação conjunta de desafios comuns.
“O evento representa o início do ciclo de palestras para 2024, no qual se pretende levar para a Magistratura os temas de importância da atualidade. A AMB é uma das parceiras nessa iniciativa, que envolverá todas as associações nacionais filiadas."
O webinário será realizado às 13h no horário de Brasília, com audiência nos oito países da UIJLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O orador será o escritor Mia Couto, considerado um dos principais romancistas da língua portuguesa na atualidade. No debate com transmissão remota, o escritor moçambicano estará acompanhado da Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná - AMAPAR, Juíza Jaqueline Allievi, como debatedora, e do Presidente do UIJLP, Juiz Carlos Pedro Mondlane, como coordenador.
O Secretário de Relações Internacionais da AMB, explica que a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa tem procurado expor os juízes da lusofonia a diferentes áreas, buscando ampliar a compreensão sobre o direito, a justiça e a cidadania, bem como a troca de experiência em áreas do conhecimento. O objetivo é fortalecer o estímulo ao pensamento crítico e o debate intelectual da Magistratura.
Além da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), integram a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP): a Associação dos Juízes de Angola (AJA), a Associação Sindical dos Juízes Caboverdianos (ASJCV), a Associação Sindical dos Magistrados Guineenses (ASMAGUI), a Associação Mocambicana de Juízes (AMJ), a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), a Associação Sindical dos Magistrados Judiciais São-Tomenses (ASSIMAJUS) e a Associação de Magistrados Judiciais de Timor-Leste (AMJTL).
Apoiam o ciclo de palestras da entidade internacional de juízes lusófonos também a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e a sua Escola da Magistratura do Paraná (EMAP).