Magistrados percorreram as ruas de Salvador em direção ao Pelourinho, um palco privilegiado da marcante história dos negros e sua grande contribuição ao país

A IV Caminhada Negra com Juízes, organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi realizada na quarta-feira (20) em Salvador, no feriado nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares. Na mobilização comemorativa, a Diretoria da AMB foi representada pelo secretário e presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos.

Em celebração ao protagonismo do povo negro na formação da sociedade brasileira, os magistrados percorreram um trajeto que começou na Praça Thomé de Souza e terminou no Pelourinho.

O percurso incluiu uma narrativa turística que abordou o período da escravidão, passando por pontos relacionados à capoeira, religiões de matriz africana, irmandade dos homens pretos, carnaval, afroempreendedorismo e personagens negros da capital baiana.

O objetivo foi destacar a trajetória do povo negro, a força de sua ancestralidade, sua cultura diversa e a significativa contribuição que deram ao país.

O diretor de Igualdade Racial da AMB e vice-presidente da AMMA, juiz Marco Adriano da Fonseca, avaliou que a mobilização específica para o Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares chega à sua quarta edição como um evento consolidado no calendário da AMB.

“A Caminhada Negra se tornou uma ação marcante. Este feriado nacional será, em todos os anos, um convite para que as juízas e os juízes associados à AMB conheçam as cidades brasileiras a partir da perspectiva do protagonismo e das valiosas contribuições da população negra ao processo civilizatório nacional”, afirmou.

O diretor destacou que a AMB, ao realizar a Caminhada Negra com Juízes, oferece um apoio fundamental para o fortalecimento da data, um momento em que todo o país lança um olhar atento à história, às memórias, à cultura, à criatividade, à beleza, aos saberes, à herança e à intelectualidade da identidade negra.

Ele também lembrou que neste ano a Caminhada Negra será realizada em onze capitais. Após Salvador, o evento acontecerá em outras 10 capitais nos dois próximos sábados, 23 e 30 de novembro. (Confira os roteiros abaixo).

 

Direitos fundamentais

A secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juíza federal Adriana Cruz, reforçou a importância da celebração nacional e da conquista dessa data comemorativa.

“Este 20 de novembro é especialmente relevante por ser o primeiro ano em que a data é um feriado nacional. Em algumas localidades, já há anos, o 20 de novembro é reconhecido como um momento importante de reflexão sobre nosso passado escravocrata e os caminhos para construirmos um futuro de liberdade para todas as pessoas”, afirmou.

“Este é um feriado que, inexplicavelmente, foi reiteradamente contestado judicialmente. Não há notícia de feriados com tanta contestação judicial, a ponto de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter se manifestado sobre a matéria”, acrescentou.

Da perspectiva da Justiça e como juíza, Adriana Cruz destacou que a comemoração é uma oportunidade para a magistratura refletir sobre a garantia dos direitos fundamentais ao povo negro.

“É uma data especial. E, particularmente, uma data para a magistratura pensar qual é o seu papel e qual é o seu lugar na garantia dos direitos fundamentais da população que é herdeira de um passado que, por um lado, proporcionou profundos privilégios a determinados grupos e, por outro, muita marginalização a outros. O que queremos é construir um futuro diferente para todos nós.”

 

O roteiro da IV Caminhada Negra com Juízes da AMB prossegue até o fim do mês.

No dia 23, as caminhadas ocorrerão em São Luís (MA), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

No dia 30, as comemorações acontecerão em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Macapá (Amapá) e Rio de Janeiro (RJ).

Confira o roteiro da Caminhada Negra em cada cidade

IV CAMINHADA NEGRA COM JUÍZES DA AMB 2024

 

SÃO PAULO - 23/11/2024

Caminhada com ponto de encontro na Praça da Liberdade (Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados), às 10h, com encerramento no Largo Paissandu. São Paulo é a cidade com a maior população negra do Brasil, mas os lugares e personagens negros foram invisibilizados ao longo dos anos pelo racismo estrutural. A Caminhada São Paulo Negra resgatará as histórias negras presentes em toda a cidade, destacando lugares como a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a estátua da Mãe Preta e o antigo Pelourinho.

SÃO LUÍS - 23/11/2024

Caminhada às 15h, com partida do Museu do TJ-MA e destino à Casa do Tambor (Centro). O povo negro representa mais de 70% da população maranhense, sendo sua história fundamental para a cultura e identidade da cidade. O Caminho Ancestral oferecerá um novo olhar sobre a cidade, celebrando a presença e o protagonismo do povo negro.

PORTO ALEGRE - 23/11/2024

Caminhada às 9h30, com ponto de encontro no Mercado Público e destino à Rua dos Andradas (centro histórico). O Museu do Percurso do Negro narrará histórias negras da capital gaúcha, destacando o impacto dos movimentos e clubes negros, além da Revolução Farroupilha.

BRASÍLIA - 30/11/2024

Trajeto de van às 9h30, com partida da Praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Conic) e destino ao Restaurante Sunugal, na Asa Norte. Serão visitados locais como o Museu Vivo da Memória Candanga e a Praça dos Orixás.

RIO DE JANEIRO - 30/11/2024

Caminhada com ponto de encontro na Praça Mauá, às 9h30, e encerramento no Cais do Valongo. O tour percorre a “Pequena África”, uma parte significativa da zona portuária do Rio de Janeiro, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade.

BELO HORIZONTE - 30/11/2024

Caminhada às 9h, com partida do Coreto da Praça da Liberdade e término no Mercado Novo. O roteiro destaca a cultura negra e as batalhas de rima no Viaduto de Santa Tereza, finalizando com a típica comida mineira no Mercado Novo.

CURITIBA - 30/11/2024

Caminhada às 9h30, com ponto de encontro nas Ruínas de São Francisco (ao lado do Museu Paranaense) e destino à Praça 19 de Dezembro. A aula de campo explorará 21 pontos de presença negra no centro histórico.

FORTALEZA - 30/11/2024

Caminhada às 9h30, com partida da Ponte dos Ingleses até a Praia de Iracema. O roteiro inclui locais significativos da história negra, como a estátua do jangadeiro Dragão do Mar.

BELÉM - 30/11/2024

Caminhada às 9h, com saída da Praça da República e término no Mercado Ver-o-Peso. O tour abordará a revolta da Cabanagem e o legado da presença africana e dos povos originários.

MACAPÁ - 30/11/2024

Caminhada às 9h, com partida do Mercado Central de Macapá e chegada à União dos Negros do Macapá. O roteiro destaca pontos de presença negra na cidade, como a Fortaleza de São José e a Casa do Artesão.

Gostou? Então compartilhe!