Carregando...

AMBBotão Menu

Implementação do juiz das garantias: “O adiamento é absolutamente necessário”, diz Renata Gil à Jovem Pan

A AMB continua debatendo a criação do juiz das garantias na imprensa nacional. Nesta quarta-feira (15), a presidente da AMB, Renata Gil, foi entrevistada pela equipe do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan. Ela falou sobre a expectativa de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, decidir sobre a prorrogação do prazo para implementação do instituto. “O adiamento é absolutamente necessário”, afirmou Renata Gil.

A presidente pontuou, ainda, que a atuação de um segundo juiz nos processos criminais poderá provocar atrasos. “Na Justiça Criminal comum haverá atraso, até porque haverá a implementação de um novo sistema. É preciso que se diga com todas as letras: isso é uma reformulação estrutural do sistema processual e penal brasileiro. Não é uma simples alteração. Isso altera a estrutura física, a movimentação de juízes, a organização judiciária em todos os estados brasileiros. Todas essas modificações vão gerar atrasos sim.”

Entre outros pontos, Renata Gil também falou sobre as diferenças do novo sistema com o que vem sendo realizado no Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo) de São Paulo, a imparcialidade dos magistrados e o déficit de juízes para colocar em prática a legislação.

Confira aqui a entrevista.

Campanhas e Eventos