Mais de 80 Magistrados tiveram o primeiro contato com o associativismo em apresentação durante o Curso de Formação Inicial promovido pela Escola

Juízes que participam do curso de formação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília, puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela AMB em um encontro realizado nesta semana. A Diretoria da entidade apresentou os benefícios a que os Juízes têm acesso ao se associarem e listou as conquistas em defesa da Magistratura.

O associativismo tem atraído não só novos Magistrados, como também profissionais em cargos importantes do Judiciário. O intenso trabalho da AMB se reflete em números ‒ no último trimestre a entidade teve mais de 200 filiações.

“É uma diretriz da nossa gestão o encontro regular com os Juízes do curso na Enfam, que atuam em Tribunais espalhados por todo o Brasil. A Magistratura só tem a ganhar com as perspectivas trazidas por esta nova geração”, afirmou o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.

Na reunião na Enfam, estiveram presentes 83 Juízes recém-empossados que integram os seguintes Tribunais: TJDFT, TJ-PI, TJM-MG, TJ-RS, TJ-GO, TJ-SP e TJ-MT. A maioria dos presentes já assinou o termo de adesão à Associação dos Magistrados Brasileiros.

No encontro, a Vice-Presidente Administrativa da entidade, Julianne Freire Marques, apresentou o trabalho da entidade, destacando as iniciativas nas áreas de pesquisa, de educação e os eventos promovidos pela associação. “Fazer parte da AMB nos permite discutir a Magistratura em busca de soluções conjuntas para problemas que enfrentamos no dia a dia”, afirmou a Vice-Presidente.

A Coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus, lembrou que a entidade é a maior associação de Magistrados do mundo, com mais de 14 mil associados. “Se não tivéssemos essa representatividade enorme, não conseguiríamos estar presentes e ativos nas ações que afetam a Magistratura, tanto no Judiciário como no Legislativo. Por isso que a gente precisa dessa caminhada, e ela só é feita com todos juntos”, salientou.

“Temos nos empenhado para proteger as prerrogativas da Magistratura. E é um trabalho constante, a cada dia surge um novo desafio”, afirmou o Diretor Legislativo da AMB, Leonardo Lúcio Freire Trigueiro.

Para o Secretário da entidade e Presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos, a união garante a força da AMB. “O associativismo tem garantido a conquista e a preservação de direitos da Magistratura. Nossa atuação mostra a força dessa luta conjunta”, disse.

Na conversa com os novos Magistrados, os membros da Diretoria da AMB transmitem a experiência que adquiriram nos anos de Magistratura. O Secretário da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho, lembrou de sua trajetória profissional e ressaltou a importância do associativismo. “A força da AMB advém do seu caráter nacional”, disse.

“Precisamos nos unir para enfrentar os desafios. Vocês são o futuro da AMB”, resumiu o Secretário-Geral da entidade, Adriano Seduvim.

Henrique Bolgue (Ascom/AMB)

Gostou? Então compartilhe!