ÁREA DO ASSOCIADO

ex-presidentes

1978/1979

Felippe Augusto de Miranda Rosa

« Voltar

Seu papel como Professor da Faculdade de Direito do Distrito Federal. O exercício da Advocacia. A opção pela Magistratura. Inscrição em concurso para Magistrado e sua desistência. Realização de novo concurso. A vara cível em que trabalhou. O início da carreira como Juiz Substituto do Distrito Federal. Sua participação em Vara da Fazenda Pública. Definição de Juiz Substituto. Brasília como a nova Capital do país. Criação do estado da Guanabara. Transformações. Sua promoção à Vara de Família. Primeira titularidade. A precariedade das instalações. Dificuldades encontradas. Advogado e Magistrado, diferenças de procedimento. A passagem de Advogado para Juiz. A experiência do Advogado antes do ingresso na Magistratura.

Comentários sobre a pouca idade dos Juízes. Relacionamento entre Judiciário, Ministério Público, advogados e Poder Executivo. Convocação para substituir no I Tribunal de Alçada. Sua candidatura para este Tribunal. Vitória. Promoção por merecimento. Sua adaptação à nova experiência. Fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara. Depoimento sobre as conseqüências sofridas pela Magistratura. As relações existentes entre o Tribunal de Alçada e o Tribunal de Justiça da antiga Guanabara durante a sua Presidência. Apoio do Poder Executivo ao Tribunal de Alçada. O período ditatorial. A promulgação da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Revolução da estrutura do Poder Judiciário. O relacionamento entre autoridades militares e o Poder Judiciário. Relato de episódio curioso. Comentários sobre a relação da Opinião pública com o Poder Judiciário.

Sua participação no "Caso Ibêre Camargo". A polêmica da absolvição do mesmo. O "Caso Hell Angels". A relação entre Magistrado brasileiro e Magistrado estrangeiro. O preconceito do europeu. A fundação da União Internacional dos Magistrados. A sua Presidência e a de Oscar Tenório. Período conturbado. Lançamento da candidatura do mesmo. Apoio. O papel da União Internacional dos Magistrados. Sua opinião sobre a relação entre Magistratura e Magistério. Opinião sobre a existência da Justiça Militar. A inadequação do Sistema Penitenciário brasileiro. Razões. Opinião sobre o controle externo do Poder Judiciário. Momentos importantes de sua vida.

Gostou? Então compartilhe!
Resumo retirado do site - https://www.enfam.jus.br/
faça parte da amb

Já somos mais de 
14 mil associados

PREENCHER FORMULÁRIO DE CADASTRO
  • Convênios com os principais planos de saúde

  • Invista com os maiores especialistas

  • Clube de benefícios exclusivo

  • Diversas sedes de lazer

crosstext-align-left