Ex-presidente da AMB Mozart Valadares Pires é empossado como Desembargador no TJPE
“Mozart é um grande líder da magistratura brasileira”, destacou o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, na cerimônia
Tomaram posse nesta terça-feira (5/11) duas novas desembargadoras e quatro novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Um dos empossados foi o ex-presidente da AMB Airton Mozart Valadares Vieira Pires.
O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, participou da cerimônia que ocorreu no Palácio da Justiça, no Recife. O magistrado agradeceu o apoio do desembargador na sua trajetória no associativismo e frisou a sua importância na história da AMB.
“Quero dizer que é uma grande honra e uma grande satisfação participar da posse do ex-presidente Mozart, um grande líder da magistratura brasileira. Nos conhecemos no Paraná e ele me chamou para a gestão dele à frente da AMB. Foi a minha primeira experiência na AMB e pude ver todas as dificuldades desta vida associativista. Não é simples estar nesta rotina, longe da família, dos amigos, lutando por um propósito coletivo”, declarou o presidente da AMB.
Em seu discurso, o juiz Frederico Mendes Júnior também ressaltou o trabalho árduo dos desembargadores brasileiros.
“É preciso muita fibra, muita luta para estar aqui no Judiciário e enfrentar esse desafio. Durante as últimas décadas, nossos juízes e desembargadores se doaram muito mais do que receberam. Esse é um retrato da magistratura brasileira: a capacidade de entrega, de doação e de trabalho constante em prol da Justiça e da sociedade”, afirmou.
Conduzido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, o magistrado Mozart Valadares Pires ingressou no Judiciário em setembro de 1979, como servidor concursado, e na magistratura em 1989. Em seu discurso, destacou influências de profissionais como os magistrados Demócrito Ramos Reinaldo e João David de Sousa Filho, ambos ex-presidentes do TJPE. Recordou também sua experiência à frente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que presidiu de 2007 a 2010.
“Travei lutas árduas em defesa do Poder Judiciário pernambucano e nacional, com acertos e equívocos, mas sempre com o ânimo e o intuito de fazer um Judiciário mais democrático e respeitado pela sociedade brasileira. Tive ainda o privilégio de compor a equipe de juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, na presidência do renomado constitucionalista ministro Ayres Britto, a quem rendo minhas homenagens. É com imensa alegria, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto, que chego hoje ao Tribunal de Justiça do meu Estado, movido pelos mesmos ideais e entusiasmo que possuía quando iniciei minha trajetória, renovando minha crença no Poder Judiciário como instrumento de promoção da paz social”, enfatizou Mozart Valadares.
Também foram empossadas as magistradas Andréa Epaminondas Tenório de Brito e Ângela Cristina de Norões Lins Cavalcanti, e os magistrados Élio Braz Mendes, Virgínio Carneiro Leão e Marcelo Russell Wanderley.
Na abertura da solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou a preocupação com a paridade de gênero na instituição e a necessidade de ampliação do quadro. “Quero registrar que, após mais de dez anos, o Tribunal de Justiça, com um volume absurdo de processos, ampliou seus quadros em mais seis desembargadores e desembargadoras, de modo a desafogar um pouco o volume de processos que temos.”
Também participaram do evento o Juiz Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho, Vice-Presidente de Gestão e Planejamento Estratégico da AMB, e o Presidente da AMEPE, Leonardo Asfora.
Você pode assistir à cerimônia completa AQUI.
Henrique Bolgue (Ascom/AMB)