Nova presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Lidia Maejima, esteve presente nas reuniões com ministros

A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) seguiu com sua agenda de visitas institucionais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta semana, acompanhando a nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Durante a visita, a comitiva do TJ-PR se reuniu com os ministros do STJ: Teodoro Silva, José Afrânio Vilela, Geraldo Og Fernandes, Humberto Martins e Mauro Campbell Marques. Os encontros foram uma oportunidade para estreitar o diálogo e discutir temas de interesse do Judiciário.

O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, magistrado do TJ-PR, acompanhou as reuniões e ressaltou a importância dos encontros realizados nesta semana para fortalecer a relação entre as instituições.

"Foi uma agenda altamente produtiva, na qual buscamos apresentar diretrizes e desafios da magistratura diretamente aos ministros e conselheiros. Ao mesmo tempo, esse diálogo permitiu que as autoridades do Judiciário compreendessem melhor a realidade do Tribunal de Justiça do Paraná”, afirmou.

“Com essa passagem por Brasília, a cúpula do TJPA, liderada pela desembargadora Lidia, demonstra que está preparada para lidar com os desafios do futuro com muito diálogo. Vários projetos do Tribunal, como as iniciativas de uso ético da inteligência artificial, as soluções nas áreas de violência doméstica e precatórios, são um exemplo para outras instituições. A AMB está à disposição para contribuir no que for preciso para que esses e outros projetos sejam exitosos”, completou o presidente Frederico Mendes Júnior.

Segundo o juiz, o diálogo permanente entre os magistrados de diferentes ramos e instâncias é essencial para diminuir o alto número de processos nos tribunais brasileiros.

“O Judiciário brasileiro tem lidado com uma imensa quantidade de demandas e mantido a alta produtividade. Esse contato direito, o qual a AMB tem liderado nacionalmente com o programa Diálogos da Magistratura, busca aumentar a interlocução entre as gestões do Tribunais Superiores e os magistrados que lidam com o dia a dia da jurisdição. Todos precisam se unir para tornar o sistema de Justiça mais eficiente e dignificar o trabalho dos juízes".

A delegação do TJ-PR foi liderada pela desembargadora Lidia Maejima, que assumiu a presidência do Tribunal em fevereiro, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. Ao seu lado estavam a corregedora de Justiça, desembargadora Ana Lúcia Lourenço; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Roberto Portugal Bacellar; o presidente da Amapar e secretário da AMB, Marcel Ferreira dos Santos, a vice-presidente da Amapar e assessora da presidência da AMB, Jaqueline Allievi; e o assessor especial da Presidência da AMB, Luciano Carrasco Falavinha Souza.

A corregedora Ana Lúcia Lourenço avaliou os encontros desta semana como uma oportunidade para estabelecer um canal direto de comunicação com ministros do STJ, do Supremo Tribunal Federal (STF) e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abordando questões específicas da administração do TJ-PR e temas comuns aos Tribunais de Justiça de todo o país.

Gostou? Então compartilhe!