Carregando...

AMBBotão Menu

Eleições diretas nos tribunais é o tema do #AMBporVocê desta quarta (7)

  • A presidente Renata Gil fala da bandeira histórica da AMB

Bandeira histórica da AMB, a eleição direta nos tribunais continua entre as pautas prioritárias e é o tema da edição do #AMBporVocê desta quarta-feira (7).

No vídeo, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil, lembra que a entidade atua fortemente nessa pauta histórica, seja realizando pesquisas que apontaram o interesse dos juízes brasileiros de participar do processo de escolha de sua mesa diretora ou subsidiando os tribunais que querem fazer a alteração dos seus regimentos internos.

A entidade também acompanha e trabalha pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/12, que modifica o texto constitucional para permitir as eleições diretas nos tribunais. A PEC tramita no Congresso Nacional e está pronta para ser votada em Plenário.

“Continuamos nessa luta histórica e sabemos que há tribunais e associações que discutem a matéria neste momento, como a Associação de Magistrados de Goiás que faz eleições simuladas para a mesa diretora do tribunal. É importante que o tema continue aquecido em todos os tribunais e seja discutido por todos os integrantes da magistratura”, explica Renata Gil.

Mato Grosso

No #AMBporVocê, Renata Gil destaca que a associação esteve no Tribunal de Justiça do Mato Grosso recentemente e fez uma sustentação oral que defendeu a necessidade de aprovação de um pedido da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Aman) para que todos os juízes pudessem votar.

Sobre o pleito

A promoção de eleições diretas nos tribunais é uma bandeira histórica da AMB, sendo um pleito justo e democrático com o objetivo de melhorar o funcionamento do Judiciário e aprimorar a prestação jurisdicional. Hoje, só quem vota são os integrantes do Tribunal de Justiça e a AMB defende que todos os juízes e desembargadores possam participar deste processo de escolha de quem os representará.

Acompanhe o #AMBporVocê

Toda quarta-feira, a Associação dos Magistrados Brasileiros publica um vídeo da série @AMBporVocê, com temas e bandeiras defendidas pela entidade. Veja as outras edições do programa lançado em setembro no site da AMB.

Vídeo: Pautas prioritárias da AMB serão o destaque do novo programa #AMBporVocê

#AMBporVocê destaca a reforma administrativa em relação aos magistrados 

__________________________

Mônica Harada
Assessoria de Comunicação da AMB

Campanhas e Eventos