Carregando...

AMBBotão Menu

“É preciso facilitar o acesso da sociedade à Justiça”, diz Renata Gil em abertura de seminário do CNJ

acesso da sociedade à Justiça

A presidente da AMB, Renata Gil, participou na manhã desta quinta-feira (31) do seminário “Democratizando o Acesso à Justiça”, que visa combater as desigualdades de raça, gênero, condição física, religião e orientação sexual. A magistrada reforçou o objetivo da AMB em facilitar o acesso da sociedade à Justiça.

“Nós sabemos que as defensorias públicas, por exemplo, são eficientes. Mas as pessoas ainda não conseguem buscar os seus direitos por falta de recursos. Nosso desafio é facilitar esse acesso”, disse a presidente ao lembrar das campanhas lançadas pela entidade nos primeiros seis meses de gestão. “As políticas de igualdade estão aí, são estudadas, mas precisamos praticar a igualação”, concluiu Renata Gil.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Dias Toffoli, lembrou que “o acesso à Justiça pressupõe não só a participação efetiva e adequada das partes no processo jurisdicional, mas também a garantia de efetividade da tutela dos direitos”. Para ele, isso é muito mais importante em um país desigual como o Brasil.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou da abertura. Parabenizou a realização do evento e colocou a casa legislativa à disposição do debate.

“No parlamento, esse debate da democratização judiciária já existe e será fundamental, principalmente no pós-pandemia. Assim poderemos criar leis e estruturas permanentes para que possamos ter um país mais justo e com menos distorções”, disse Maia.

O evento é promovido pelo.Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizado pela Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários. A AMB é parceira da iniciativa, assim como a Associação dos Juízes Federais dos Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Também participaram da abertura do evento o corregedor-geral da Justiça, Humberto Martins; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi; conselheiros e demais autoridades.

Assista aos painéis da manhã e da tarde

Leia a programação do evento

Campanhas e Eventos