Carregando...

AMBBotão Menu

Diretoria da Ameron toma posse; Euma Tourinho é a nova presidente

Da esq. para dir. o presidente Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Danniel Bomfim; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho; o deputado estadual Eyder Brasil (PSL); e o juiz auxiliar da presidência do TJ-RO, Álvaro Kalix | Ascom Ameron

Magistrada é a primeira mulher à frente da entidade

A nova diretoria executiva da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) no biênio 2021 – 2022 tomou posse na tarde desta terça-feira (22). A juíza Euma Mendonça Tourinho assumiu a presidência. É a primeira mulher a assumir o controle da entidade. A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, participou da cerimônia online e prestigiou o evento.

Ao assinar o termo de posse, Euma parabenizou o ex-presidente da Ameron, Alexandre Miguel, pelos feitos na gestão. “Renovo meu juramento de cumprir e fazer cumprir as leis e a Constituição Federal. Jamais permitiremos que magistrados sejam sacrificados por conta da omissão de outros poderes, exposição midiática, ataques de outros órgãos ou carreiras”, disse.

A magistrada afirmou que sua gestão tem como objetivos modernizar a associação; valorizar o primeiro grau de jurisdição; preservar a história da magistratura de Rondônia e a criação de canais de comunicação próprios para atender à magistratura local.

“Eu serei a primeira mulher a presidir a nossa Ameron. Em Rondônia, já tivemos mulheres presidindo nosso tribunal e auxiliando nos órgãos de administração superior. Eu espero, sinceramente, que exemplos como esse se multipliquem, tamanho o talento, preparo, competência e dedicação que vejo no trabalho de todas as nossas colegas magistradas”, disse.

A presidente Renata Gil saudou Euma Tourinho e ressaltou que a eleição de mais uma mulher para a Presidência de uma Associação filiada quebra paradigmas no país. “Isso tem um valor incomensurável. A pauta hoje é representatividade. Tal como aconteceu comigo na AMB, aconteceu na Ameron, que é uma associação de bases sólidas no movimento associativo. Tanto a Euma como o Alexandre têm realizado um trabalho ímpar na AMB”, considerou.

A magistrada destacou que a Justiça não parou neste ano mesmo com a pandemia de Covid-19. Para não deixar de atender a sociedade, os tribunais brasileiros aperfeiçoaram o sistema de Justiça e utilizaram a tecnologia para continuar julgando e tomando decisões.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de março a dezembro de 2020, foram feitos mais de 965,9 milhões de movimentos processuais, 32,6 milhões de decisões e 21,5 milhões de sentenças e acórdãos. O Poder Judiciário destinou R$580 milhões para combater a pandemia de Covid-19 por meio de aquisição de respiradores; repasse de dinheiro para aquisição de testes rápidos; destinação de verbas de penas pecuniárias para ações de prevenção à doença, entre outras medidas. “Esses números são gigantescos. Estamos juntos lutando pelo fortalecimento do Judiciário e, portanto, o fortalecimento da democracia brasileira”, concluiu Renata Gil.

O ex-presidente da Amaron, Alexandre Miguel, agradeceu a parceria da AMB e dos magistrados de Rondônia durante sua gestão. “Quando a democracia se faz presente, os juízes se dobram. Quando assumi a presidência da Ameron sabia os desafios que estavam por vir. Venci e contei com o apoio da magistratura local para isso. A nossa Associação tem servido para a evolução constante das instituições públicas do Estado”, considerou. O magistrado parabenizou a nova diretoria e desejou uma administração profícua.

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Danniel Bomfim, também congratulou Euma. “O simples fato de uma colega colocar seu nome à disposição para melhorar a atuação dos magistrados já requer coragem. Vim lhe desejar sucesso. É certo que seu triunfo será o da magistratura de Rondônia e com certeza de toda a magistratura”, disse.

Diretoria eleita

  • presidente: Euma Mendonça Tourinho;
  • 1º vice-presidente: Carlos Augusto Teles de Negreiros;
  • 2º vice-presidente: Lucas Niero Flores;
  • secretário-geral: Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara;
  • secretário-adjunto: Ivens dos Reis Fernandes;
  • tesoureiro-geral: Fabíola Cristina Inocêncio;
  • tesoureiro-adjunto: Renato Bonifácio de Melo Dias;
  • Conselho Fiscal: Sérgio William Domingues Teixeira; Silvana Maria de Freitas; Paulo José do Nascimento Fabrício; Rogério Montai de Lima e José Antônio Barreto.

Euma Tourinho

A magistrada é graduada em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara, em São Paulo. Fez especialização em Direito Constitucional na faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO) e em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Cursou MBA em Poder Judiciário na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Leciona em instituições de ensino superior e na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

Na AMB, é membro da Diretoria de Assuntos Legislativos na gestão da presidente Renata Gil. Na gestão anterior, foi secretária de Prerrogativas.

É juíza no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) desde 1999. Atuou como juíza auxiliar da Presidência do TJ-RO, no Biênio 2018-2019. No mesmo período, foi juíza Conciliadora da comissão Central de Conciliação de Precatórios-2018-2019. Também é membro de comissões.


Mahila Lara

Assessoria de Comunicação da AMB

EVENTOS