Reunião aconteceu antes da sétima edição do Diálogos da Magistratura, programa de escuta ativa promovido pela AMB

A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), em Florianópolis, acompanhada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso.

Os Magistrados foram recebidos pelo Presidente do TJ-SC, Desembargador Francisco Oliveira Neto, para uma reunião com a Diretoria do Tribunal, na manhã desta sexta-feira (30), antes do evento Diálogos da Magistratura.

“O TJ-SC tem se destacado pelo seu trabalho, com Juízes que atuam bravamente para a manutenção da independência e autonomia da Magistratura”, disse o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.

O Juiz também reforçou a importância do contato direto com os magistrados catarinenses, para estreitar os laços e ampliar a cooperação dentro do Judiciário.

“Essas visitas institucionais realizadas pelo Presidente do STF junto à AMB rompem um paradigma, aproximando o Poder Judiciário dos juízes. Nessas conversas, ouvimos as angústias dos Magistrados e buscamos soluções para os problemas do dia a dia dos Juízes. A cada encontro, a Magistratura sai renovada e mais unida”, afirmou o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.

Em seu discurso, o Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, elencou as últimas ações adotadas pelo CNJ, destacando a criação do Exame Nacional da Magistratura e do Exame Nacional de Cartórios. Mencionou os esforços para melhorar a comunicação do Judiciário com a sociedade, como o Pacto pela linguagem simples, e também citou a implementação de um padrão para ementas pelo Conselho Nacional.

Como tem reiterado durante as visitas aos estados, o Presidente do Supremo lembrou de sua atuação na advocacia antes de ingressar no Tribunal. “Estou no STF há 11 anos, e sempre gosto de dizer que a vida do Juiz é mais difícil. Diferentemente do advogado, o Juiz tem que ouvir todas as partes e tem dúvidas. Sou muito feliz na Magistratura e tenho me empenhado para prestigiar e melhorar a eficiência da Justiça brasileira”, disse.

O Presidente do TJ-SC, Francisco Oliveira Neto, elogiou a iniciativa da AMB e do STF em promover o evento e citou as ações tomadas pelo Tribunal. Segundo o Desembargador, o TJ-SC está seguindo as determinações do CNJ no enfrentamento das execuções judiciais, estabelecendo diálogo com os municípios e adotando a linguagem simples e a inteligência artificial.

“Essas ações estão reduzindo o ajuizamento e o acervo. O Poder Judiciário tem uma capilaridade que poucos órgãos têm, e queremos que os fóruns sejam um centro de referência para as pessoas na busca por seus direitos”, frisou o Presidente do Tribunal catarinense.

Diálogos da Magistratura

Além da visita ao TJ-SC, o Ministro Barroso participou de um encontro com estudantes do ensino médio da Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, em Florianópolis, onde conversou sobre o papel do Judiciário na sociedade.

Os encontros desta sexta-feira fizeram parte da agenda conjunta do Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com a AMB pela sétima reunião do programa Diálogos da Magistratura.

O programa é uma iniciativa inovadora no Poder Judiciário, idealizada pela AMB, em parceria com o STF e CNJ com o propósito de criar um canal de comunicação direto e sem intermediários entre os Juízes e Juízas e a mais alta instância da Justiça.

A Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Janiara Maldaner Corbetta, acompanhou a agenda da AMB e do Presidente do STF.

Além dos citados, a mesa da reunião no TJ-SC foi composta pela Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, Presidente do TRE-SC; o Desembargador Amarildo Carlos De Lima, Presidente do TRT- 12ª região; o Desembargador Cid Jose Goulart Junior, Vice-Presidente do TJ-SC; a Secretária-Geral do CNJ, Adriana Cruz e a Assessora-Chefe da Presidência do CNJ, Leila Mascarenhas.

Pela AMB, também participaram a Vice-presidente de Assuntos Trabalhistas, Andrea Cristina de Souza Haus Waldrigues, que também é Vice-Presidente da AMATRA 12; o Vice-Presidente de Assuntos Ambientais e Sustentabilidade, Marcelo Pizolati; o Secretário da AMB e Presidente da Amapar, Marcel Ferreira; e o Vice-Diretor do CPJ, Clayton Maranhão.

A Vice-Presidente da AMATRA 12, Patrícia Pereira de Sant’Anna, também acompanhou a reunião no TJ-SC.

Gostou? Então compartilhe!