Diretoria da AMB participa de workshop em homenagem a Rui Barbosa

Presidente da AMB destaca a grande contribuição do jurista brasileiro e o seu reconhecimento internacional
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) participou de um workshop em homenagem à vida e obra de Rui Barbosa, em evento realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) em Curitiba, na última sexta-feira (19).
Advogado, político, diplomata, jornalista, escritor e filólogo nascido em Salvador, em 1848, Rui Barbosa é considerado um dos maiores juristas brasileiros e uma das figuras mais influentes no país no fim do século XIX e início do século XX.
O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, participou da homenagem juntamente com os magistrados do Paraná e estudiosos da biografia do jurista. Na ocasião, o Juiz abordou o reconhecimento nacional e internacional de Rui Barbosa.
“Rui Barbosa é um dos nossos maiores nomes, um jurista que nos deixou mais de 100 obras e um legado de grande contribuição para o Brasil em sua consolidação como um Estado Democrático de Direito. Ele também foi um intelectual respeitado internacionalmente. Destaco, por exemplo, que Rui Barbosa chefiou a delegação brasileira que participou, em 1907, da Conferência de Paz de Haia, ajudando a criar a Corte Permanente de Justiça Internacional, um marco do direito internacional”, relatou o Presidente da AMB.
A morte de Rui Barbosa completou 100 anos no ano passado. E, mais de um século depois, sua obra segue relevante para a justiça e a sociedade.
Um dos palestrantes no workshop, o professor de direito da Universidade de Brasília (UnB) e ex-Ministro do TSE, Roberto Rosas, lembrou a importância de Rui Barbosa para a formação do Estado de Direito do país, dos princípios democráticos e da Constituição.
Participaram do evento também o Secretário da AMB e Presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos; o Presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen; os Desembargadores do TJPR Telmo Cherem, Nilson Castelo Branco e Lidivaldo Britto, entre outros membros do Tribunal e estudiosos da obra do jurista.