Reunião ocorreu antes da terceira edição do Diálogos da Magistratura, que leva o Presidente do Supremo aos estados brasileiros

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, realizou uma visita inédita ao Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa (PB), acompanhado pela Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O Ministro foi recepcionado pelo Presidente do TJ-PB, Desembargador João Benedito da Silva, e conversou com a Diretoria do Tribunal. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), antes do evento Diálogos da Magistratura.

“Tenho muito prazer em estar aqui, sou uma pessoa que gosta muito de ouvir e dizem que a melhor forma de convencer as pessoas é ouvindo. Mais de 80% da Justiça se desenrola em primeiro grau. Gosto de valorizar, de prestigiar, de ouvir e ajudar naquilo que é possível”, afirmou o Ministro.

O Presidente do TJ-PB, João Benedito da Silva, agradeceu a disposição do Ministro Barroso em ouvir os juízes de todo o Brasil.

“O Presidente do STF, disponível como sempre, se propõe a participar desses eventos, trazendo lições de vida e nos dando a oportunidade de dialogar com ele. É um ministro que, ainda antes de assumir a presidência, reuniu-se com os Presidentes dos Tribunais, propondo-se a nos ouvir para organizar a sua gestão. Fico muito feliz, e o Tribunal fica muito honrado com essa visita, que certamente nos trará luz para seguir em frente, cada vez melhor”.

Na conversa com os magistrados do TJ-PB, Barroso lembrou de sua trajetória profissional. “Fui advogado por 30 anos e sou juiz há 11. Ser juiz é mais difícil. É uma vida mais complexa, mas também de muita realização. A compreensão que eu tenho é que o Judiciário é serviço; somos servidores públicos. Minha maior preocupação não é o exercício do poder, e sim a prestação de serviços de qualidade para as pessoas em geral”.

Diálogos da Magistratura

O Ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, “tem sido um parceiro extraordinário” e que as reuniões estaduais têm ajudado a ampliar o debate sobre pautas que interessam à Magistratura. Como parte da agenda de visitas, o Presidente do STF também visitou uma escola paraibana.

O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, agradeceu a recepção dos paraibanos e destacou que o TJ-PB “tem se destacado pelo trabalho, pela correção e que tem uma Magistratura que brilha no Brasil inteiro”. Segundo o juiz, as visitas institucionais realizadas pelo Presidente do STF e pela AMB rompem um paradigma.

“A ideia é que o Presidente do STF possa visitar os estados, encontrar aquele juiz que está lá na ponta, na cidade mais distante, que é o primeiro contato do cidadão com o Judiciário, para conversar com ele, para dialogar, ouvir seus problemas, suas angústias e saber como tornar o Judiciário melhor. Essa é a intenção de todos que trabalham: presidentes de Tribunais, desembargadores, juízes. É muito simples, para essas pessoas que estão em uma condição de poder, mais falar do que ouvir. O Ministro Barroso, dentro desse projeto, rompe esse paradigma. Ele parte para o interior do Brasil para ouvir a Magistratura e para buscar soluções e melhorias para o Judiciário”, disse.

Além do Presidente da AMB, acompanharam a reunião o Presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Alexandre Trineto, o Presidente da AMAPAR e Secretário da AMB, Marcel Ferreira dos Santos, e o Diretor do AMB Lab, Juiz Max Nunes.

Gostou? Então compartilhe!