Carregando...

AMBBotão Menu

Diretora da AMB Mulheres prestigia inauguração de praça em tributo a mulheres vítimas de violência

“A homenagem às irmãs Mirabal confirma a legitimidade de todos os movimentos de enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou Domitila Manssur

 

Na última quinta-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, foi inaugurada, em Brasília-DF, a Praça Irmãs Mirabal em homenagem a mulheres vítimas de violência. A construção é uma iniciativa da Embaixada da República Dominicana, representada pela embaixadora Patrícia Villegas de Jorge, em parceria com o Instituto Virada Feminina. A Associação dos Magistrados Brasileiros foi representada pela diretora da AMB Mulheres, Domitila Manssur que compareceu a convite da secretária de Estado da Mulher no DF, Ericka Filippelli.

As Irmãs Mirabal eram ativistas políticas e foram assassinadas durante regime ditatorial dominicano do então presidente Rafael Trujillo, em 1960. Desde então, as duas se tornaram símbolo da luta contra a violência de gênero.

“A homenagem às irmãs Mirabal confirma a legitimidade de todos os movimentos de enfrentamento à violência contra a mulher, indissociáveis da democracia que deve unir todo e qualquer ser humano por ideais de fraternidade, igualdade e justiça. Emoção e comprometimento são sentimentos que se mesclam ao mirar Las Mariposas, agora na capital federal e sempre nos nossos corações”, destacou a diretora da AMB Mulheres.

Domitila Manssur também ressaltou que o convite para participar do evento é um reconhecimento ao trabalho da AMB Mulheres, que atua na representação institucional das magistradas e no apoio a todas as mulheres em situação de violência de gênero. “Somente o trabalho integrado com os demais poderes, sociedade civil, terceiro setor, poderá estabelecer a necessária equidade nas relações entre homens e mulheres, indispensável ao desenvolvimento contínuo do nosso país”, afirmou.

De acordo com a embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas de Jorge, a escolha do espaço público, localizado na Avenida das Nações, no Setor de Embaixadas Sul, incentiva a visitação e o destaque permanente do tema do combate à violência contra a mulher.

A secretária de Estado da Mulher no DF, Ericka Filippelli, também enfatizou a importância do evento. “Muito honrada em participar desse momento histórico para o DF. Parabéns, embaixadora Patrícia Villegas, por compartilhar conosco esse sonho e por, a partir da história, engajar tantas pessoas nessa luta em prol das mulheres”, disse.


Carlos Ribeiro (Ascom)

ASSOCIADO