Carregando...

AMBBotão Menu

Deputado autor de projeto inspirado na Sinal Vermelho irá inserir nome da campanha no PL

| Ascom AMB

Decisão foi tomada em uma reunião com a presidente da AMB nesta quinta (8)

O deputado distrital Fernando Fernandes (Pros) irá inserir o nome da campanha Sinal Vermelho em um projeto de lei criado por ele e inspirado na iniciativa. O congressista atendeu a um pleito da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, e da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Cristiana Ziuva, que idealizaram a campanha Sinal Vermelho, lançada em junho deste ano. A decisão foi tomada em uma reunião por videoconferência das três autoridades na tarde desta quinta feira (8).

“Fiz menção aos órgãos de vossas excelências no texto e quero trabalhar em parceria”, afirmou. O deputado Fernandes é autor do PL que institui o programa de cooperação chamado “Marca para a Vida” como forma de pedido de socorro e ajuda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Assim como na Sinal Vermelho, a vítima fará um X ou um círculo vermelho na mão para pedir ajuda e denunciar a violência.

Renata Gil agradeceu ao deputado e lembrou que a violência contra a mulher ainda é muito comum. “Nós ainda não temos uma consciência coletiva de salvamento. As pessoas ainda têm medo de denunciar. Na Sinal Vermelho temos relatos de mulheres que estavam em cárcere privado há anos e conseguiram se libertar”, disse.

A magistrada também pediu ajuda do deputado distrital para aumentar o número de farmácias que aderiram a Sinal Vermelho no DF. O deputado se comprometeu com o pedido e afirmou que já está entrando em contato com as autoridades responsáveis.

Maria Cristiana Ziouva contou que trabalha para ampliar a campanha e que a AMB e o CNJ já conversam com o setor de varejo para implementar pontos de salvamentos em lojas e supermercados. “Essa lei vem em muito boa hora. É ótimo manter um diálogo aberto com o Legislativo”, disse.


Mahila Lara

Assessoria de Comunicação da Associação dos Magistrados Brasileiros

Campanhas e Eventos